sábado, 11 de dezembro de 2010

FIFA anuncia sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022


Atrasado (a escolha já aconteceu a mais de uma semana), mas finalmente aqui. No dia 2 de dezembro, em Zurique, Suíça, a FIFA realizou a escolha dos países que sediarão as Copas de 2018 e 2022, que virão após a do Brasil, em 2014. E os locais escolhidos, que foram anunciados pelo presidente da organização, Joseph Blatter, foram no mínimo surpreendentes, ainda mais se levada em consideração a concorrência fortíssima: para 2018, foi escolhida a Rússia, e para 2022, o Qatar.

Entre os países que disputavam a sede de 2018, estavam, além da Rússia, Inglaterra e as candidaturas duplas de Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica. Os ingleses, mesmo após as denúncias de corrupção envolvendo membros do comitê, eram os gandes favoritos junto com os lusos/espanhóis. Muitas reformas de estádios já estavam pré-definidas caso ganhassem da concorrência, como as do Camp Nou e do Santiago Bernabéu, na Espanha, e do Anfield, em Liverpool, Inglaterra. Mesmo assim, algusn destes planos ainda estão sendo estudados e podem ocorrer em breve.

Já entre os que disputavam a sede da Copa de 2022, estavam Japão, Coréia do Sul, Estados Unidos e Austrália juntos com o vencedor Qatar. Claro que os concorrentes eram fortes, mas acompanhem meu raciocínio: EUA e Coréia/Japão já sediaram Copas em tempos mais recentes (1994 e 2002, para ser mais exato), enquanto a Austrália com certeza não tem o Futebol como seu ponto mais forte, apesar de ser um esporte popular por lá. O Qatar também não é conhecido por este fator, mas a FIFA resolveu escolhê-lo pela sua economia crescente e para que fosse o primeiro país do Orinte Médio a sediar um Campeonato Mundial.

Apesar de ter achado as escolhas interessantes, fiquei muito surpreso pelo fato de Portugal/Espanha não terem levado a sede de 2018, já que vinham tão fortes em suas campanhas, tem excelentes estruturas e estádios, contam com diversos jogadores conhecidos mundialmente (Cristiano Ronaldo e Fernando Torres, por exemplo) e justamente pelos espanhóis terem ganho a edição deste ano, na África do Sul. Mas enfim, parabéns aos ganhadores e esperamos ver grandes espetáculos lá.

(Agradecimentos ao meu amigo Daniel, do blog Alternative Subjects Channel pela sugestão desta postagem)

Logos dos países vencedores, juntos com o da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário