segunda-feira, 12 de julho de 2010

2010 FIFA World Cup: South Africa - dia 31: É CAMPEÃ!


Vamos voltar alguns dias no tempo, mais especificamente no dia 11/06/2010, quando a Copa começou, e eu fiz a primeira postagem sobre ela aqui no Bar. Nessa postagem, eu escrevi a seguinte frase: 

"(...) acho que a Espanha ganhará o mundial, de forma inédita (...)"

Pois bem, mal sabia eu que estava profetizando, naquele momento, quem seria o campeão da Copa do Mundo. Sim, senhoras e senhores, LA FÚRIA ROJA É A CAMPEÃ DO MUNDO! Após um jogo dificílimo e muito pegado contra a Holanda, os espanhóis saborearam, pela primeira vez, o gosto de serem campeões de um mundial. A partida foi cheia de faltas e cartões, especialmente por parte dos holandeses, que, literalmente, chegaram matando os jogadores da Fúria, como naquela voadora que De Jong deu no meio do peito do Xabi Alonso, ou o carrinho de dois pés de Van Persie na canela de Puyol. Muitas oportunidades foram perdidas, em ambos os lados, e a Holanda perdeu duas na cara do gol com Robben, onde Casillas, o herói, fez duas defesas espetaculares nas finalizações. O tempo regular terminou 0 a 0, e então foi para a prorrogação. O primeiro tempo dela foi meio parado, mas sempre com a Espanha dominando mais o jogo, porém nada do gol. No segundo tempo, quando a decisão parecia estar indo para os pênaltis, eis que, aos onze minutos, aparece o mito: Andres Iniesta! Após um ótimo passe de Fàbregas (que veio após um cruzamento de Fernando Torres), ele ficou cara a cara com o goleiro Stekelenburg e balançou as redes na final. Foram só mais alguns minutos aguentados pelos jogadores, até que o juíz Howard Webb apitou. Era o fim, e uma nova seleção se juntava ao Clube dos Campeões.

E, com essa espetacular partida e uma bela premiação, foi encerrada a Copa do Mundo de 2010, que foi espetacular. E também foi a que teve diversas "primeiras vezes": primeira vez que um país do continente africano sedia um Mundial, primeira vez que a seleção do país-sede não passa para a segunda fase, primeira vez que as finalistas da Copa anterior não passam para a segunda fase, primeira vez que a seleção campeã é derrotada em sua primeira partida, primeira vez que a seleção campeã chega ao título com apenas oito gols, e primeira vez que a Espanha levanta a taça. Coisas assim fazem uma Copa ser única na história.

Antes da partida, tivemos a cerimônia de encerramento da Copa da África do Sul. Foi realmente bonita e bem feita, com diversas holografias, coreografias, canções, tudo de uma forma bem animada. E, no fim, houve uma mensagem de despedida dizendo: "Thank you South Africa, see you in Brazil 2014". Ou seja, já está "tudo certo" para a Copa ser realizada em terras tupiniquins...

E, logo após a cerimônia de premiação, saíram os escolhidos da FIFA para os prêmios de melhor jogador da Copa, melhor artilheiro da Copa, melhor goleiro da Copa e melhor jogador jovem da Copa. São eles, em sequência:
  • Bola de Ouro da Copa do Mundo: Diego Forlán (Uruguai)
  • Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Thomas Müller (Alemanha)
  • Luva de Ouro da Copa do Mundo: Iker Casillas (Espanha)
  • Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo: Thomas Müller (Alemanha)
Todos mereceram os prêmios. Forlán jogou muuuuuuuuuuuuuuuuuuito, Casillas pegou todas (especialmente hoje) e Müller dispensa comentários: ele chegou desconhecido e jogou extremamente bem, sendo até o artilheiro desse Mundial. Ótimas escolhas do comitê da FIFA.

E assim encerro essa postagem, do último dia de uma Copa que ficará marcada na história, tanto da África, quanto na do Futebol e na de muita gente. Mas não pensem que essa é a última postagem sobre a disputa: quando retornar, pretendo fazer uma sobre os melhores momentos dela. Aguardem...

Iniesta, a lenda, após o gol: um belo gesto ao fazer uma homenagem a Dani Jarque, jogador espanhol que, no ano passado, morreu de ataque cardíaco fulminante, com apenas 26 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário