segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

BOOK REVIEW: Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios (Livro Um)


Antes de falar do livro, irei dizer que a partir de hoje iniciarei uma nova seção no blog, uma seção chamada "Livros", onde serão postados comentários, reviews e notícias do mundo da literatura, seja nacional ou internacional. Por fim, começarei a falar do livro agora.

Explicar como é Percy Jackson é dificil e antes de fazer sua análise, precisamos voltar um pouco antes, no dia que eu o comprei. Faltando algumas horas para eu assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte, eu entro numa Americanas e vejo o livro. Alguma coisa me dizia para gastar um dinheiro que eu quase nem tinha e comprá-lo. Bom, dito e feito.

Já havia ouvido falar dele meses antes, principalmente depois da estréia do filme, mas nunca tive muita vontade de conhecer essa saga de livros de Rick Riordan. Então, pela base da curiosidade, de pessoas me recomendando o livro e tal, pelo fato que me falaram que o filme não prestava, e por outros motivos (nem vou contar os outros) eu o comprei.

A primeira coisa que devemos reparar no livro é o nome da coleção. "Percy Jackson & Os Olimpianos". Repare na última palavra. "Olimpianos". O título é lógico: a série tem COMPLETA relação com a conhecidissima mitologia grega, desde os deuses do Olimpo até as criaturas, como minotauros, centauros e sátiros.

A segunda coisa que reparamos é sua aproximação igualável aos Harry Potter. Mas por que? Talvez porque o personagem principal se pareça em parte com Harry, e talvez pelo fato de ter dois amigos: um sátiro (que lembra em algumas situações o Rony) e Annabeth, a inteligente (qualquer semelhança com Hermione deve ser no mínino uma coincidência). Mas isso não importa, o que importa é sua história, que de fato, é bem interessante.

Percy Jackson é um pré-adolescente de 12 anos que desde pequeno sofre com dislexia e desvio de atenção. Isso faz com que seus estudos numa escola pública fosse impossível, então ele estuda em colégios particulares. Para ser mais correto, Percy, com seus 12 anos, já tinha estudado em 6 escolas particulares diferentes. Isso porque fora expulso de cada uma delas sempre por algum acontecimento em excursões. Ninguém havia entendido o que acontecia nelas e muito menos Percy, mas ele sentia que tinha alguma coisa a mais.

Enfim, voltemos para a nova escola de Percy: Academia Yancy. Sua estadia nela estava sendo boa, conseguindo um amigo, o Grover, e fazendo amizade com seu professor de latim, Sr. Brunner. Até ai estava tudo bem. Isso até o dia da excursão. Nesse dia, coisas bizarras aconteceram com o personagem principal, coisas que deram início a uma série de acontecimentos em sua vida.

Continuar a falar do livro seria uma sacanagem para quem não leu, mas irei falar alguns pontos chaves que eu gostei muito do livro. O primeiro deles é a mistura de elementos da mitologia grega com a atualiadade, tendo direito a ter um Monte Olimpo no sextacentésimo andar do Empire State e ter um Mundo Inferior em um estúdio de gravação em plena Los Angeles. O segundo ponto interessante é a explicação da existência de Semi-deuses ou Meio Sangues (use a expressão que quiser), ou seja, a união de um deus com um mortal, tendo até um acampamento especial para eles. O terceiro e último ponto é a narração do livro. Bem diferente dos livros que eu estou acostumado, a narração dessa série é em 1ª pessoa, o que deixou o livro mais interessante que o normal.

O que eu quero dizer num resumo geral é que o livro é excelente e recomendado não apenas para fãs de Harry Potter ou de mitologia, mas sim, para todos, já que é uma leitura que descontraí facilmente e que deixa emocionado para ler o próximo capítulo ou o próximo livro (como eu). Assim, se tiverem a chance, leiam-no, mas por favor, leiam antes de assistir o filme. As diferenças entre ambos são absurdas.

Ficha Técnica
Nome: Percy Jackson & Os Olimpianos: O Ladrão de Raios (Livro Um)
Autor: Rick Riordan
Editora brasileira: Intríseca
Número de páginas: 385
Tipo de encardenação: brochura (tomem cuidado com esse tipo)
Ponto bom: mitologia + atualidade
Ponto ruim: seu filme
Nota: 9,5

Annabeth e Percy, o que vocês estão vendo!? Wait... (tossida) "How ya doin' Annabeth?"

Um comentário:

  1. Cara eu vi o filme antes de ler o livro, e achei o filme muito ruim. Espero que o livro seja diferente.

    ResponderExcluir