domingo, 28 de novembro de 2010

CRÍTICA: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 [2010]


Ah, Harry Potter... Quantas boas lembranças. A história do garoto bruxo que sobreviveu marcou uma parte considerável da minha vida. Há mais ou menos nove anos atrás, quando eu ainda era apenas uma criança, assisti o primeiro filme da saga, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Desde aquele dia, uma nova paixão cresceu dentro de mim. Fiquei aficcionado por aquele mundo fantástico, com todos aqueles seres fantásticos, personagens cativantes e a magia. O tempo foi passando, fui crescendo, as continuações foram saindo, comecei a usar um óculos igual ao do próprio Potter (coisa que durou até ano passado), li os livros, meu vício só ia aumentando... A contribuição da série para a minha vida em termos de leitura, filmes e bons momentos proporcionados é muito grande. Até que ontem, quase uma década depois, com todos os livros lidos e filmes assistidos, presenciei o que posso chamar de "o começo do fim de uma era". Se você tem uma história parecida com a minha, acredite: é impossível ver Harry Potter e as Relíquias da Morte sem se emocionar.

A primeira parte da adaptação cinematográfica do último livro é a mais bem adaptada entre as "películas" até agora. Na trama, Voldemort e seus Comensais da Morte estão mais fortelecidos e imparáveis do que nunca e espalham o terror pelo mundo dos bruxos e dos trouxas, sem deixar de lado a caçada por Harry Potter, agora com 17 anos e que tem uma árdua missão deixada por Dumbledore: destruir todas as Horcruxes restantes do Lorde das Trevas para poder, enfim, acabar com a raça de seu maior inimigo de uma vez por todas. O problema é que ele não faz nem idéia de por onde começar a procurar, e isto fica bem claro aqui: neste primeiro filme, Harry e seus inseparáveis amigos, Rony e Hermione, passam a maior parte do tempo procurando pistas da localização dos objetos. Mas tal parte coincide perfeitamente com a versão escrita, onde, até sua metade, eles quebram a cabeça para achá-los e só depois a situação começa a melhorar. Obviamente, as versões tem suas diferenças (como sempre...), mas nada que alterasse o resultado final. E como o tempo aqui foi maior, mais personagens foram apresentados e trabalhados, mais sequências importantes puderam ser desenvolvidas e pouca coisa ficou de fora. Até mesmo as mortes aconteceram em mesmo número, sem o esquecimento de ninguém. Só algumas cenas mudaram de lugar na história, mas nada muito importante.

A atuação é outro ponto de deveras importância e que merece muito destaque. Se os "jovens" (hoje todo mundo é adulto) já vinham melhorando cada vez mais com o passar dos filmes, dessa vez eles se superaram, trabalho de forma muito boa e transmitindo muitos, mais muitos sentimentos aos espectadores. É difícil assistir HP7 sem sentir a raiva, o medo, a falta de confiança e os outros sentimentos passados por eles,e tudo em grande escala. Also, os "veteranos" cumprem de forma muito boa seus papéis, como era de se esperar após tanto tempo. O grande destaque entre eles vai para a Helena Bonham Carter, que faz a Belatriz Lestrange, por sua fantástica interpretação onde ela simplesmente incorporou a personagem e toda sua loucura. Ah, e a Emma Watson, que interpreta a Hermione, tá linda e também atuando muito bem *___*

O trio, em uma de suas últimas aparições nas telas...

Os efeitos especiais e sonoros estão bem feitos e são muito bacanas. Mais uma vez, vemos um festival de feitiços voando pela tela em boa parte do filme, com muitas cores, brilhos e explosões. Ainda temos os Comensais da Morte voadores, a aparatação que acontece diversas vezes, os dementadores, a cobra de Voldemort... Tudo aliado a ruídos realistas e que chegam até a impressionar. Ainda temos a trilha sonora, que, apesar de não ser a melhor que já ouvi, certamente combina bem com os momentos da história e o que eles querem transmitir. A produção também acertou a mão com as maquiagens, que ficaram bem realistas nos atores e criaram os efeitos desejados. Enfim, em aspectos técnicos tá tudo legal.

Mas, como sempre, tiveram coisas que eu não gostei em "As Relíquias da Morte - Parte 1". Em primeiro lugar, achei que poderiam ter cortado algumas coisas e adiantado mais os acontecimentos do filme, parando para a segunda parte em um momento mais avançado. As sequências na floresta ficaram muito longas, e não achei que elas eram tão necessárias, sendo que poderiam ter sido reduzidas. Além delas, temos as cenas dos três andando pelas ruas de Londres, que também poderiam ter ficado mais resumidas e sem todos aqueles detalhes inúteis. E em segundo lugar, onde o filme termina é sacanagem pura, sendo que as melhores coisas estavam para acontecer justamente quando cortam. Tá certo que dá pra justificar por causa da divisão do livro, mas p%##@! Foi só pra deixar todo mundo com água na boca e garantir uma superbilheteria para a sequência... Isso sem falar que acaba muito repentino, tanto é que fiquei totalmente surpreso quando ele se encerrou, porque parecia até que ia continuar mais um pouco... Mas tudo bem, já deveria esperar que isso fosse acontecer.

Apesar de o resultado ter sido muito bom, fiquei triste ao assistir "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1", pois é o maior indício de que a série está chegando ao seu fim, infelizmente. Mesmo assim, tudo ficou bacana nessa primeira parte da adaptação do último livro, bem detalhada, empolgante e emocionante, com boas atuações, ótimos efeitos e o principal: a essencia de uma trama muito bem desenvolvida que ficará marcada na história da humanidade. Sem dúvidas, a decisão de dividir o sétimo livro em duas partes foi ótima, e resultado é esse filmão que foi a primeira delas... Agora, que venha a Parte 2, para encerrar com chave de ouro uma das franquias mais lucrativas dos últimos anos.

NOTA: 9,0


Trailer:


"Eu tou pegando a irmã do meu melhor amigo e não dou a mínima."

2 comentários:

  1. Fiquei arrepiado soh de ver o trailer to loco pra ver o filme 8D. E eh msm uma pena a saga estar acabando foi uma parte muito boa da minha vida D=.

    ResponderExcluir
  2. Assisti hoje *-----*
    Tá foda pra caralh* o filme, e devo dizer que foi triste a última cena :/
    R.I.P. Dobby...

    ResponderExcluir