sábado, 5 de fevereiro de 2011

CRÍTICA: Judas Priest - Screaming for Vengeance [1982]


Que o Judas Priest é uma das bandas mais influentes de Metal de todos os tempos e que formou o carater de muitas gerações, é incontestável. Mas talvez muitos não saibam como a banda chegou neste patamar tão alto, que os garante classificações como "Deuses do Metal" e coisas parecidas. Apesar de já serem bem conhecidos graças a hits como "Hell Bent For Leather" e "Breaking The Law", a fama e o reconhecimento mundial se tornou bem maior em 1982, com o lançamento do disco que muitos consideram ser o melhor de sua carreira. 

Screaming for Vengeance, oitavo lançamento de estúdio do Priest , foi para as lojas no dia 17 de julho daquele ano. E o sucesso foi absoluto, ganhando o Disco de Ouro em 1982 e o Disco de Platina em 1983. "You've Got Another Thing Comin'" se transformou em hit instantaneamente, e hoje é considerada um dos maiores hinos do Heavy Metal. The Hellion/Electric Eye é uma das músicas mais famosas dos shows, também idolatrada por legiões de fãs. Mas não é de apenas duas músicas que emplacaram que se é feito um excelente álbum como este.

A faixa-título, que infelizmente não tem um clipe... D:

Além das duas anteriormente citadas, TODAS as músicas de "Screaming" merecem um destaque especial, por contarem com uma qualidade fora do comum. Pesasdas, simples e até grudentas, elas te viciam logo após a primeira ouvida, onde depois virá uma segunda, terceira, quarta... Muitas, mesmo. Suas letras são bem, viajadas, assumo, mas podem ter algum sentido se forem bem analisadas. Os grandes destaques vão para Riding on the Wind, Bloodstone, (Take These) Chains, Screaming for Vengeance, Devil's Child e, óbvio, You've Got Another Thing Comin' e The Hellion/Electric Eye, indispensáveis para qualquer cidadão que quer ser conhecedor do gênero.

Outro ponto importantíssimo a ser citado é a época em que a banda estava. O auge do Priest está, sem dúvidas, presente neste disco, que, além de estar extremamente inspirado, estava em seus melhores dias, mandando muito bem, tanto em estúdio quanto ao vivo. Rob Halford mandando horrores nos vocais (apesar de achar que suas melhores performances estão em "Ram It Down" e "Painkiller"); Glen Tipton e K.K. Downing destruindo, com suas guitarras e combinações "gêmeas" afiadíssimas (estes sim estavam em seus melhores dias); Ian Hill com um bom nível no baixo, apesar de quase inauditível; e Dave Holland, hoje ex-membro do grupo, fazendo seu papel na "cozinha", com boas e criativas linhas de bateria.

"Well, I'm Riding, Riding on the Wind!"

Bem mixado, não tenho nada a reclamar da produção do CD. Canções com ótima qualidade de áudio, nenhum tipo de erro... Tudo OK. O encarte também merece destaque, por contar com fotos das banda durante a turnê, letras, algumas frases e dedicatórias. E ainda, caso você ouça a versão remasterizada, poderá desfrutar de duas faixas extras: Prisoner of your Eyes (que deveria ter sido lançada com a versão original em vinil) e uma versão ao vivo de Devil's Child, gravada durante a parte estadunidense da tour do disco.

Questionar um álbum como Screaming for Vengeance é impossível. Se você tiver o mínimo de gosto musical, é certeza que irá curtí-lo, ouvindo várias e várias vezes. Sua qualidade é fantástica, contando com músicas extremamente bem feitas, inspiradas e viciantes. Um verdadeiro clássico do Heavy Metal e construtor de cidadãos melhores (mesmo que muitos não pensem assim) E ainda conta com dois dos maiores hinos do gênero, que marcaram muitas pessoas desde seus lançamentos. Enfim, até quem é gay gosta, não é mesmo, Halford?

NOTA: 9,5

Tracklist:
 01 - The Hellion
02 - Electric Eye
03 - Riding on the Wind
04 - Bloodstone
05 - (Take These) Chains
06 - Pain and Pleasure
07 - Screaming for Vengeance
08 - You've Got Another Thing Comin'
09 - Fever
10 - Devil's Child
11 - Prisoner of Your Eyes
12 - Devil's Child [Live]
  Singles:



O Judas Priest, naquela época.

Um comentário:

  1. "Enfim, até quem é gay gosta, não é mesmo, Halford?"

    Ri. Mas ri alto MESMO. ASHUASHUASHUAHSUASH

    ResponderExcluir