sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Let There Be Rock - Episódio 1: In the beginning...


Olá, caríssimos leitores do Bar Obi-Wan! Hoje é um dia de novidade aqui no blog: a primeira postagem da série especial "Let There Be Rock", onde eu falarei um pouco sobre a história do Rock N' Roll desde a era pré-Rock (que será comentada ainda neste post) até os dias atuais, com seus pontos fortes e fracos e os autos e baixos do estilo musical. As postagens serão realizadas semanalmente, mais especificamente toda sexta-feira, e certas épocas contarão com mais de uma parte (as vezes até 4 partes), ou seja, isso aqui vai durar bastante. Resolvi iniciar hoje pelo simples fato de não ter simplesmente NADA interessante pra escrever, e, como já estava com esta ideia na cabeça há algum tempo, coloquei-a em prática.

Mas chega de papo-furado e vamos ao que interessa: ROCK! Muitos de vocês certamente devem gostar de Rock ou de qualquer uma de suas vertentes, sejam elas Rock Clássico, Metal, Hard Rock, Punk Rock, Pop-Rock e etc. Mas muitos de vocês com certeza também não sabem como tudo isso aconteceu, seus antecedentes, influências e etc. É sobre isso que tratarei ao longo do desenvolver dos episódios, e claro, de uma maneira simples e bem-humorada.

Para início de conversa, vamos voltar 60 anos no passado, durante a década de 1950 (pra quem tem preguiça de calcular). Ninguém nunca havia ouvido falar de Rock N' Roll, pois ele simplesmente não existia ainda. Mas, já estava para surgir, e graças aos estilos musicais predominantes na época. Os grandes precursores do Rock foram, sem dúvidas, o Blues e Jazz, que foram criados e popularizados pelos negros estadunidenses durante os anos 1930 e 1940. A energia e criatividade nas composições já marcavam ambos os gêneros, que ainda são dois dos mais estudados e pesquisados por músicos técnicos e influentes. A guitarra elétrica foi uma das revoluções do Blues, e seus guitarristas compuseram ótimas linhas melódicas e solos fenomenais. Uma grande prova disso é, sem dúvidas, B.B. King e suas músicas.

Além destes dois estilos, alguns outros tiveram influência para o consolidação do Rock. Country Music, por exemplo, trouxe algumas das características do som inicial das primeiras bandas, com compassos semelhantes, e inspirou bandas famosas como Lynyrd Skynyrd. O Gospel, sempre ligado a temas religiosos, serviu de inspiração para ninguém menos que o Rei do Rock, Elvis Presley. Rhythm and Blues, ou R&B (que é como eu prefiro me referir), a música pop dos negros, trouxe inovações e certamente foi um dos marcos iniciais da era pré-Rock. O termo "Rock and Roll", inclusive, foi usado pela primeira vez na história por um dos maiores disseminadores do R&B pelo mundo, Alan Freed, quando este tocava para uma platéia multi-racial e usou tais palavras para definir a música.

Uma questão incerta até hoje é "qual foi, de fato, a primeira música de Rock?". Ninguém pode afirmar nada com uma certeza total, até porque varia muito da percepção de cada pessoa. Alguns dizem que a pioneira foi "Rocket 88" de "Jackie Brenston and his Delta Cats", lançada em 1951 e que já continha alguns elementos característicos do Rock, mesmo sendo uma música de R&B. Outros dizem que o primeiro single lançado por Elvis, "That's All Right (Mama)", de 1954, é que deu origem a era do Rock. Ainda existem outros que afirmam que o marco inicial foi "Rock Around The Clock" de "Bill Haley and His Comets", e outros que falam sobre "Johnny B. Goode" de Chuck Berry, ambas de 1955. Mas o grande fato é que, durante este meio-tempo, o estilo só ganhou mais força e novas bandas começaram a aparecer.

Jerry Lee Lewis, Little Richard e Buddy Holly só começaram  ganhar fama depois de 1955, e, junto com os nomes anteriormente citados, começaram a espalhar o Rock N' Roll pelos Estados Unidos e, logo em seguida, pelo mundo todo. Na Inglaterra, o hit "Rock Island Line" de Lonnie Donnegan popularizou o ritmo por lá, e deu o impulso para a criação de novas bandas, inclusive The Quarrymen de John Lennon, que mais tarde se tornaria nada mais, nada menos que The Beatles.

O fim desta primeira era foi marcado por alguns fatores que ocorreram, por mais irônico que seja, ao mesmo tempo. Entre eles, a trágica morte Buddy Holy, The Big Bopper e Ritche Valens em um acidente de avião, da aposentadoria de Little Richard para se tornar pastor, a ida de Elvis Presley para o exército e o envolvimento de Chuck Berry no escandalo da "payola" (tipo um suborno dado a uma rádio para tocarem sua música, algo ilegal nos E.U.A.). De qualquer forma, o estrago já estava feito, e o legado do Rock N' Roll já estava iniciado.

Semana que vem estarei de volta no Episódio 2 da série, onde começarei sobre a década de 1960, e postarei a primeira de três partes envolvendo esta época tão importante para o Rock. Para finalizar, fiquem com algumas das músicas e artistas citados no texto:









Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário