quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CRÍTICA: Rock Band 3 [X360]


Sabe quando a gente fala mal de alguma coisa sem conhecer e depois acaba vendo que ela é o contrário e  então, como diz a expressão popular, "queima a língua"? Pois é, isso aconteceu comigo, graças ao Rock Band 3. Lá em agosto do ano passado, quando a setlist do jogo vazou, eu o critiquei, pelo simples fato de não ter sido agradado pelas músicas selecionadas. Mal havia sido divulgado, e já estava falando coisas assim. Mas agora que finalmente consegui jogá-lo, percebi que estava equivocado, e que a Harmonix, mais uma vez, acertou em cheio ao apenas melhorar a fórmula de sucesso da série e manter o principal.

Em primeiro lugar, devo dizer que a mudança de foco da empresa para este jogo foi simplesmente uma surpresa, que no momento inicial não me agradou, mas agora estou convencido de que foi a coisa certa, e uma jogada de mestre. Não é só porque tem menos Metal que não existem excelentes músicas: The Killing Moon, Whip It, 25 or 6 to 4, Everybody Wants To Rule The World, Rock Lobster, Sister Christian, Cold as Ice, Saturday Night's Alright (for Fighting), The Power of Love, Don't Stand So Close To Me e muitas outras estão aí para provar o contrário, e mostrar que podem ser tão divertidas e viciantes quanto. Mas, claro, também existe uma boa dose de música pesada, contando com Beast and the Harlot, The Beautiful People, Before I Forget, Caught in a Mosh, Crazy Train, Du Hast, Midlife Crisis, Rainbow in the Dark e mais algumas. E sem falar dos grandes clássicos do Rock de todos os tempos, como Smoke on the Water, I Love Rock N' Roll, Bohemian Rhapsody, Break On Through (To The Other Side), Free Bird, I Can See For Miles, I Wanna Be Sedated, Imagine, Roundabout, Walk of Life e etc. Claro que o game também conta com algumas músicas que, em MINHA opinião, não deveriam estar ali, mas isso vai do gosto de cada um. No geral, a qualidade da trilha sonora é muito, mas MUITO acima da média, e tem a capacidade de entreter qualquer um por horas e horas (DETALHE: todas as músicas estão em suas versões originais).

Novidades também foram o grande trunfo desta versão. A adição do teclado como um instrumento jogável (claro, para quem o tem AH VÁ) permitiu novos meios de exploração para as músicas, já que a grande parte das que estão presente na setlist contam com seu some isso já era algo que vinha sendo pedido há tempos pelos fãs. Os Pro Modes também foram uma mudança muito interessante, pois agora não há mais como reclamar que ninguém aprende a tocar um instrumento jogando: se você tiver os pratos adicionais da bateria ou então a guitarra especial Fender com cordas, conseguirá tocar de uma forma muito boa tanto na vida real quanto virtualmente. O Career Mode também foi modificado, de modo que não é necessário tocar todas as músicas para desbloqueá-las (já que elas já vem disponíveis desde o início), mas apenas para concluir todos os objetivos do jogo e ganhar upgrades e etc. Os menus foram melhorados, e estão mais simples e de fácil acesso.


Um exemplo do genial Pro Mode. No caso, "Pro Guitar Mode".

Os gráficos se assemelham muito ao de seu sucessor, Rock Band 2, mas estão mais bem definidos, de uma forma mais semelhante a realidade. Mesmo que eles sejam um ponto "menos importante" para o desenrolar de cada música, é ótimo ver que também há esta preocupação no desenvolvimento deles. Palcos cheios de efeitos, público mais realista e membros da banda cheios de detalhes e acessórios. Os instrumentos também receberam um trato melhor, sem falar das novas licensas, que agora dão muito mais opções de escolhas para cada jogador. Até mesmo a esteira com as notinhas coloridas recebeu modificações, estando um pouco mais escuras e com melhor visualização.

O áudio, como é de se esperar, está impecável. Sem músicas terminando em Fade Out, com todas estando em um nível bem auditível e mixagem de primeira. Como já disse, a seleção musical é ótima e não desagrada a ninguém, ao menos que você seja uma pessoa que gosta de apenas um estilo de música e não se abre para outras vertentes (ou se você simplesmente não tiver gosto musical gostar de rock). Existem ainda novas opções que permitem a melhoria da qualidade, como o famoso "Bass Mode", que deixa o som do baixo mais destacado. O som do público, da ativação do Overdrive e mais alguns estão mais realistas e melhoram ainda mais a qualidade da experiência.

A jogabilidade foi pouco alterada, o que é MUITO bom, mas recebeu uma "novidade" (a.k.a. Cópia do Guitar Hero): notas em slide para a guitarra. Isso é sem dúvida uma baita mão na roda em diversos solos, especialmente no de Crazy Train. Também já comentei sobre a adição dos modos Pro e do teclado como jogável, o que foi muito bom e deu novos ares para a franquia. Ah, o multivocal, que apareceu anteriormente em The Beatles: Rock Band, está de volta, mas não para todas as canções. Also, novas opções de customização estão disponíveis para seu personagem, como estilos de cabelo, roupas, acessórios, tatuagens e etc.


"Du hast mich gefragt, und ich hab nichts gesagt"

Como bônus, podem contar com as infinitas faixas disponíveis para download, já que todas são compatíveis com este jogo e são muitas, MESMO. Ainda há a possibilidade exportar as músicas dos títulos anteriores (com exceção do The Beatles: Rock Band) para serem jogadas apenas no Rock Band 3, o que facilita muito e fica bem melhor, especialmente por poder aproveitar a excelente engine do jogo. Ainda existem vários "Modifiers" (também conhecidos como Cheats) para o game, como o famigerado "Breakneck Speed" (ou "Hyperspeed"), "Awesome Detection" e muitos outros que podem servir apenas como diversão, como também podem dificultar a jogatina. E, para quem gosta de desafios, prepare-se, pois RB3 conta com muitos Achievements/Conquistas/Troféus/whatever, alguns bem complicados de se conseguir.

Apesar da setlist, quando vazou na net, ter assustado a muitos, que viram "Amy Winehouse" logo na primeira faixa, não se iludam ou pensem coisas ruins sobre este título. Rock Band 3 é fantástico, viciante, conta com uma excelente trilha sonora, te garante muitas horas de diversão e ainda um bom desafio (as vezes até uma certa frustração). Além dos bons gráficos, excelente jogabilidade e muitos extras, os Pro Modes conseguiram inovar muito, e certamente marcam uma nova era nos jogos musicais. Agora corra para o sofá, pegue seu instrumento de plástico e prepare-se, pois o show vai começar.

Gráficos: 9,0
Áudio: 9,5
Jogabilidade: 10,0
Diversão: 10,0
Desafio: 9,0
Extras: 9,5

NOTA: 9,5

Trailer:


Vídeos:

"Galileo figaro, magnifico-o-o-o"

"Imagine all the people living life in peace"

"Tried to run, tried to hide, break on through to the other side!"

"In and around the lake, mountains come out of the sky and they stand there"

"I'm goin' off the rails on a crazy train!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário