sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Let There Be Rock - Episódio 2: 60s, Parte 1/3: I hope I die before I get old


Fala aí, leitores do Bar Obi-Wan! Como prometi na semana passada, voltei para escrever este novo episódio de "Let There Be Rock" (se você não leu o último, clique aqui). Hoje começarei a falar sobre a década de 1960 e sua importância absoluta para a concretização e popularização do Rock pelo mundo. Esta época será dividida em 3 postagens: 1960-1965, Beatlemania e 1966-1969. Darei um foco especial nos Beatles porque acredito que a melhor banda de todos os tempos (na minha opinião, claro) merece um destaque maior por ser, até hoje, uma das maiores influências dos bons artistas.

Voltando ao que é importante, neste segundo episódio, como é de se esperar, falarei sobre a primeira metade da década de 1960. Como citei semana passada, o Rock já era um gênero bem conhecido pelo mundo no final dos anos 50, mas ainda assim não era o mais popular. De qualquer forma, vinha se espalhando pelo público jovem, que gostava do ritmo mais agitado e  "requebrado" de algumas estrelas, como Elvis Presley. Alguns começaram a formar suas próprias bandas e experimentar novos ritmos. E isso foi muito importante para criar as primeiras vertentes do estilo. 

Logo no próprio ano de 1960, temos o surgimento do Surf Music, que, como sugerido pelo próprio nome, foi adotado pelos surfistas daquela época, que também estavam em acensão. A popularização só foi realmente acontecer em 1961, com o primeiro lançamento de Dick Dale (sim, aquele mesmo que toca a famosíssima "Misirlou") e sua banda de apoio, os "Del-Tones". No início, era apenas instrumental, com destaque para as rápidas linhas de guitarra, mas depois os vocais foram incorporados. Algum tempo depois, outras bandas de sucesso surgiram, como The Trashmen, conhecidos unicamente por sua música "Surfin' Bird", e The Beach Boys, que fizeram um tremendo sucesso com seu "Surf Rock experimental", envolvendo teclados e etc.

Lá para 1962, o Rock Britânico, antes só um "esboço" (com bandas sendo formadas e menos sucesso), começa a ganhar a cena. E tudo graças aos Beatles, que começaram a fazer um sucesso estrondoso pelo mundo todo e acabaram gerando a "Beatlemania". Mas, deixarei essas partes para semana que vem. O importante de citar agora é que, a partir disso, muitas outras bandas começaram a aparecer, e todas influenciadas pelo quarteto de Liverpool.

Exemplos clássicos disso são os Rolling Stones e o The Who. Todos sabem que eles foram uma das diversas tentativas de copiar os Beatles durante a década de 1960, mas acabaram criando seus próprios estilos e embalando de maneiras diferentes. Os Stones fizeram muito sucesso com canções como Satisfaction (I Can't Get No) e Paint It Black, músicas que já eram bem diferentes do que as compostas pelo Fab Four, e depois passaram a fazer um Rock mais experimental e, em certas épocas, mais Pop também. Já o Who fazia, desde o início, músicas mais agitadas, "barulhentas" e que realizavam críticas. Começaram emplacando com hits como "My Generation" e "I' Can't Explain", e depois melhoraram musicalmente, com "I Can See for Miles",  "Won't Get Fooled Again", o excelente álbum "Tommy", "Behind Blue Eyes" e outras.

Em 1963, surgiu, no cenário estadunidense, ninguém menos que Bob Dylan com seu Folk Rock. Dylan ficou famoso por suas músicas de protesto contra o governo e as guerras, bem como suas belas e poéticas letras compostas pelo mesmo. "The Times They Are-a-Changin'", "Blowin' in the Wind", "All Along the Watchtower" e outras fizeram grande sucesso na época e ainda inspiram muita gente. Junto com ele, vieram alguns outros bons nomes e que fizeram um certo sucesso, como "The Mamas and The Papas". Mais ou menos nesse mesmo tempo, as drogas psicodélicas como o LSD começaram a ser usadas pelos músicos e também pelo seu público. Apesar de fazerem mal, elas acabaram sendo bem importantes para o que veio nos anos seguintes. Mas isso fica para as próximas postagens...

E aqui encerro o Episódio 2 de "Let There Be Rock". Na semana que vem, como já disse, o tema será os Beatles e a Beatlemania. Resolvi colocá-lo entre as duas partes dos anos 60 justamente por terem feito sucesso em ambos os períodos. E na outra semana, concluirei sobre esta época tão importante para a história do Rock N' Roll. Para terminar, fiquem com algumas músicas e artistas citados no texto:



 



E é isso que se faz quando sua namorada termina com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário