quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Anotações: Nº 9 - Criatividade

Criatividade para escrever textos é algo que tem me faltado ultimamente. Não sei porque, mas simplesmente não estou muito inspirado para falar de temas diferentes e etc. Até que, mais recentemente, minha mente foi iluminada, e então resolvi escrever sobre este tema para vocês. Não sei como, mas foi uma ideia que me veio na cabeça e e achei que seria interessante uma Anotação sobre isso.

É meio complicado falar sobre criatividade. É algo extremamente abstrato e espontâneo: tem vezes que ela aparece, e tem vezes que é como se uma folha em branco estivesse ocupando seu lugar. Algumas pessoas, certamente, são mais criativas que outras, mas todos tem momentos de inspiração em suas vidas, sejam eles frequentes ou não. As vezes ela pode vir nas horas mais inusitadas, bem como nas horas necessárias e também em alguns momentos inúteis. Mas neste último caso, é interessante guardar tal ideia, já que ela pode ser aproveitada em um futuro próximo ou distante.

Qualquer um pode criar algo, independente de sua ocupação ou idade ou etc. Por exemplo, um jogador de futebol usa sua criatividade para criar jogadas inteligentes que possam resultar em gol. Um escritor abusa de sua imaginação para conseguir escrever um simples texto ou uma história bem complexa. Músicos tentam combinações de acordes para conseguirem originar novas músicas. Um professor bem FDP sempre idealiza um meio de ferrar com seus alunos. O aluno, por sua vez, imagina como vai se vingar do professor FDP. Uma pessoa que tem 3 empregos sempre se vê diante de resolver tudo e ainda ter tempo para relaxar, e as vezes faz surgir uma simples resolução para tudo. E assim por diante.

O importante para isso é sempre ter sua mente estimulada e capaz de criar uma solução para as mais diversas situações que podem aparecer por aí. Por isso, sempre que possível, relaxe, leia um livro, ouça música, veja um filme, jogue video-games, saia, conheça outras atividades, compartilhe experiências... Enfim, deixe a rotina de lado e tenha mente aberta. Com certeza sua vida terá melhoras significativas, e você facilmente se verá bem mais criativo que antes. Até mesmo suas piadas vão melhorar, mesmo se elas forem meio sem graça.

Um comentário: