domingo, 10 de outubro de 2010

Review XTREME: Dissidia Final Fantasy



Ideia louca de se ver: Square-Enix iria juntar personagens de todos os Final Fantasy principais (I ao XII) em um jogo de luta com elementos de RPG. De começo, a idéia era muito estranha. Mas quando liberaram as primeiras fotos, foi confirmado que Dissidia Final Fantasy iria ser muito foda *-*.

Percebi que o jogo iria ser muito legal, mas não tinha um PSP, então, esperei, li muitas revistas com detonados depois do lançamento e consegui: um PSP e um Dissidia *-*. Sabia que tinha feito a coisa certa, mas não sabia que o jogo era melhor do que imaginei.

Logo quando começamos um New Game, entramos no Prologue, onde controlamos Warrior of the Light (FF I) para aprender os metodos de combates do jogo. Eu simplesmente PIREI. Era muito bom o metodo de batalha. Extremamente complexo, mas muito divertido.

Logo ao fim do Prologue, tive acesso ao menu principal do jogo: Story Mode, Quick Battle, Communications Mode, Arcade Mode, PP Catalog, Options e Player Settings. Faltava mais dois modos para liberar: Duel Colosseum e Museum.



O Story Mode é modo que mais te irrita: ele tem várias subdivisões. Nesse modo, estão contidos o Prologue, as 10 Destiny Odysseys (História de cada personagem principal do jogo), Shade Impulse (Que se divide em 4 capitulos), Distant Glory Heroes (onde você enfrenta todos os "Bonzinhos" do jogo para liberar Shantotto [FF XI] ), Distant Glory Villans (onde você enfrenta todos os "Vilões" do jogo para liberar o Gabranth [FF XII] ) e lógico, o pior de todos, Inward Chaos (onde você enfreta TODOS os personagens so jogo, ou seja, os 22 controláveis, e o Boss supremo: Chaos [boss que irrita pra ser derrotado] ). Em outra palavras, boa sorte para terminar tudo isso, porque irrita ._. Obs: ao terminar dois Destiny Odisseys, é liberado o Museum Mode e terminando o Shade Impulse é liberado o Duel Collosseum.

Quick Battle é o modo mais divertido, já que ele trata de batalhas contra quem você quiser, com a dificuldade que quiser.

Communications Mode é simplesmente o modo de batalhas contra cartões de jogadores Ghost ou contra alguma pessoa que tenha um PSP, com Dissidia, e esteja perto :P.

Arcade Mode é meio tonto, já que você precisa usar os personagens sem tem mexido absolutamente NADA. Ou seja, não é legal ._.

O PP Catalog é a lojinha de Extras do jogo. Desde personagens e roupas extras, até musicas, cenários e icones para o seu cartão de jogador :P

Não preciso explicar o Options e o Player Settings, porque eles são muito básicos, sobrando o Museum e o Duel Colosseum.

No Museum, eu pude ver todos os icones que eu tenho, reportagens dos bonzinhos e dos malvados, um inventario das Summons que possuo e as fichas de cada personagem. E além disso, tem o Battle Replay, onde eu você pode ver as batalhas que salvou e ainda, converter os saves em videos de formato AVI *-*

Assim, no Duel Colosseum, você simplesmente pegava um personagem que possui e pegava uma serie de cartas que significavam Jobs, adversarios e itens. Ao escolher a carta de um adversario, você batalha contra ele, e se ganhasse, ganhava Medals ( medals são trocadas por PP, sendo o limite 999). Se perdesse, perdia Medals. As cartas de itens indicam itens a serem comprados. Todas custam um certo valor em Medals. E as de Jobs dão para você coisas especiais, como vida recuperada depois das batalhas, mais cartas de itens, etc.

E agora, cheguei no coração do jogo: as batalhas. Elas podem ser rápidas ou muito longas. Elas podem ser apelonas ou fáceis demais. Elas são fodas pra caralho *-* Enfim, você controla seu personagem (um dos 22 existentes) e tem que batalhar contra um outro (Ah, é mesmo?!). Mas o diferencial do jogo está aqui. Antes de começar a luta, pode pode escolher o equipamentos e até summon do seu personagem, lembrando realmente um Final Fantasy de plataforma.

Na hora da batalha, você verá uma barra e vários cristais em baixo dele. A barra é o HP e possui sua contagem em baixo. Os cristais são provenientes de Kingdom Hearts, onde os inimigos possum várias barras de vida, e nesse jogo não é diferente: cada cristal armazena 1000 de HP somando com os pontos fora dos cristais. Além do HP, os Bravery é mostrado. BRV é nada mais e nada menos a pontuação que seu ataque irá tirar do seu adversário, podendo aumentar ou diminuir de acordo com as summons usadas e com os ataques que seu adversário usou. As summons são representadas por uma pedra vermelha acima da barra de HP. Mas o que mais impressiona na batalha é o EX Gauge, ou seja, a barra de energia para você realizar o conhecido especial, que nesse jogo se chama EX Burst e são ataques dos personagens em seus jogos originais, como o Super Nova do Sephiroth ou o Omnislash do Cloud.


EX Burst com Cecil. Detonei hein? :)

Bom, o jogo é enorme e já tenho minhas quase 200h. E olha que nem liberei todas as summons, os itens e muito menos fiz todas as Accomplishments (missões do jogo). Ou seja, Dissidia FF é enorme. Agora, só para o post pegar mais espaço, está uma lista dos personagens e os jogos orginais a que pertencem:


Warrior of Light/Garland - FF I
Firion/The Emperor - FF II
Onion Knight/Cloud of Darnkess - FF III
Cecil Harvey/Golbez - FF IV
Bartz Klauser/Exdeath - FF V
Terra Branford/Kefka Palazzo - FF VI
Cloud Strife/Sephiroth - FF VII
Squall "Leon" Leonheart/Ultimecia - FF VIII
Zidane Tribal/Kuja - FF IX
Tidus/Jecht - FF X
Shantotto - FF XI
Gabranth - FF XII


NOTAS
Gráficos: 10
Som: 10
História: 8
Jogabilidade: 9,5
Replay: 5


NOTA FINAL: 10

Dissia Final Fantasy é um jogo excelente, e ultrapassou tudo o que eu havia pensado sobre ele. Merece uma valiosa nota 10 por sua complexidade e por ter me feito gastar quase 200h da minha vida.

Obs: o post era para ser originalmente lançado dia 27 de Fevereiro. Mas pela minha preguiça e outras coisas, acabei não terminando ele, retomando o post somente agora.

Obs 2: Duas semanas antes do post ser lançado, a Square-Enix confirmou uma continuação de Dissidia para o PSP, e se chamará Dissidia 012 (lê-se "Dissidia Duodecim") na qual apresentará um modo de duplas, ou seja, você controlará dois personagens ao mesmo tempo, 3 visuais para cada personagem e além de tudo isso, haverá mais personagens além dos que tinham no original, como Kain de Final Fantasy IV e Lightning, protagonista de Final Fantasy XIII. O lançamento está para ocorrer em 2011 no Japão, mas sem data confirmada. Esperarei atentamente por esse jogo *---*


Eu te disse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário