domingo, 10 de outubro de 2010

CRÍTICA: FIFA 11


Choooooooooorem, PES fanboys! Finalmente FIFA 11 está na área, e dessa vez a série veio para se consolidar de vez como a melhor de futebol. A Konami pode fazer todos os esforços possíveis com o PES 2011 (que, aliás, tive a chance de jogar a demo, e não curti muito não... Bem cópia mal-feita do FIFA 10), que provavelmente só chegará a fazer cócegas na franquia de esportes mais famosa da EA (sim, cócegas, porque eles vão rir).

Falar do FIFA 11 não é simples. FIFA vem evoluindo de forma absurda desde o 09, sempre adicionando novidades para tornar a experiência cada vez mais divertida e realista. Com o novo jogo não é diferente, e a bola da vez é o sistema Personality Plus, que realmente traz as principais características da maioria dos jogadores (Tackler, Strenght, Engine, Playmaker, Finesse Shooter...) e faz eles se comportarem como se fosse na realidade, além dono novo modo Be a Pro: Goalkeeper, que, apesar de divertido, é um pouco decepcionante ( vocês logo saberão o porquê)...

Graficamente, o jogo está extremamente realista. Os jogadores estão com o traçado mais "arredondado", se assemelhando mais ainda com suas versões da realidade, além de suarem e terem mais expressões. Os uniformes, além de atualizados, estão muito mais reais, com os escudos não se distorcendo quando alguém levanta o braço, mais dobras quando há movimentação, muito mais detalhes visiveis (como alguns dos uniformes do Chelsea e do Liverpool), sem falar que eles apresentam uma textura muito mais realística e aparentam ser mais finos e leves (como realmente são). Os estádios estão mais bonitos, detalhados, e parecem ter algumas novidades, como diferenças nos gols, nas áreas de escanteio e nas estruturas (como gramado e áreas em volta). Os menus também sofreram mudanças, e ficaram que uma forma que eu gostei mais, por terem uma área exclusiva para informar seus últimos resultados, recordes e números de partidas. O único porém é que, quando algum gol é feito, as vezes acontece um ou outro bug gráfico, mas nada que atrapalhe demais.

Os efeitos sonoros do game também estão mais próximos da realidade. O chute na bola, por exemplo, está com barulhos diferenciados, dependendo da intensidade com que você a chuta. Os jogadores também "gritam" mais, principalmente quando levam alguma entrada mais forte ou sentem uma lesão. Além disso, a torcida está bem mais presente, cantando e vibrando muito mais, e você pode ouvir alguns os cânticos com muito mais clareza (como com o Liverpool, onde você ouve "You'll Never Walk Alone" várias vezes durante a partida, ou com o Palmeiras, onde dá pra ouvir "Ê, Palmeiras minha vida é você"). Por outro lado, a trilha sonora está ridícula, com músicas que dão até desgosto de continuar jogando, e que te fazem amar as do FIFA 10, que, por sinal, também não eram muito boas... Também não gostei do barulho que ocorre quando a bola bate na trave/travessão, ficou meio nada a haver com o da realidade.

Realidade total, como mostra nosso amigo Wayne Rooney.

A jogabilidade, essa sim sofreu boas mudanças. Com o novo modo de passes (o Pro Passing), tocar a bola se tornou mais difícil, pois agora é necessário dosar muito mais a força e direcioná-lo de forma melhor também. O chute ao gol também está dificultado desse mesmo modo, além de que conseguiur marcar um está mais complicado pelo fato dos goleiros estarem com uma IA melhorada, assim como os outros jogadores, que estão marcando de forma muito mais efetiva e, muitas vezes, chegando até a anular por completo os atacantes. A movimentação melhorou bastante, está mais realista, e agora está dando para cortar melhor os adversários, sem falar que os dribles receberam melhorias também. A física da bola está bem diferente, sendo que ela faz mais curvas que antes (algumas bem do capeta). A dificuldade é maior que nos jogos anteriores, e o antigo Legendary equivale ao World Class aqui. Por fim, o Be a Pro foi corrigido em relação ao FIFA 10, e o controle do goleiro no Be a Pro: Goalkeeper está muito bom.

As novidades são um dos fatores mais interessantes do jogo. Além do Personality Plus e do Pro Passing, temos o já citado modo Be a Pro: Goalkeeper. É extremamente divertido jogar como goleiro, mas saiu um pouco decepcionante, pois são poucas as bolas do time adversário que vão em sua direção, e, então, quando sai um chute mais difícil, você bobeia e toma um gol (mesmo assim, é uma ótima adição a experiência). Também é possivel agora modificar os cantos da torcida e a trilha sonora do game (felizmente, né?), através de músicas que estejam na memória/HD do seu console. O Manager Mode e o Be a Pro se uniram, virando o Career Mode, onde você pode ser um jogador, um treinador ou um jogador-treinador. Para quem joga online, as inovações são o Ultimate 11 (onde os jogadores agora podem ser cada um dos membros da equipe), a possibilidade de baixar e upar times inexistentes no disco e também salvar e upar alguns lances legais de gol que são feitos (eles podem ser assistidos no Replay Theatre).

Como esperado, FIFA 11 destronou o seu antecessor e se tornou o melhor game de futebol de todos os tempos. Ainda faltam alguns detalhes para serem corrigidos (como a arbitragem fresca demais), mas tenham certeza: a diversão e o desafio são garantidos. Especialmente com todas essas novidades, unidas ao bom e velho futebol demonstrado pela série desde a versão 09.

NOTA: 9,0.

TRAILER:


PS: Xageb tambem jogou, mas a versão PSP. Ele diz o seguinte: "Amei o jogo. Os passes estão mais dificeis de serem feitos, mas tornou o jogo bem mais realista e divertido, além de garantir várias horas de xingamentos ao juiz ou ao errar o chute ao gol. Mas o que mais compensa no jogo é o time que eu torço, que agora além de estar atualizado, está mais foda do que nunca. Dou 9,0 por não ter tido melhorias gráficas em relação a versão World Cup, mas como é bem mais divertido que as outras versões, a nota foi alta."
 
(NOTA DO EDITOR: não quero começar flame com os fãs de PES, pois respeito quem gosta do jogo. Mesmo assim, acho divertido isso de ficar zuando por coisas tão bobas xD)

Iniesta, o monstro, em sua melhor representação gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário