domingo, 6 de março de 2011

CRÍTICA: Pokémon White Version & Black Version [NDS]


Depois de ser lançado no Japão em setembro do ano passado, os mais novos jogos da série Pokémon chegaram ao Ocidente, durante a semana de comemoração do aniversário de 15 anos da franquia. Muitos certamente já devem ter enjoado dos jogos dizendo que são sempre "mais do mesmo" (e de fato, foram poucas as mudanças nos últimos títulos). Mas não é o que acontece aqui: em Black e White, muitas coisas mudaram, e os recursos do portátil Nintendo DS foram aproveitados de uma forma bem, mas bem melhor. Gráficos, som, sprites, jogabilidade... Praticamente tudo recebeu melhorias em relação aos seus antecessores, "HeartGold/SoulSilver", e proporciona uma experiência muito melhor aos gamers. E claro, somados a incansável diversão da série, este é sem dúvida um dos melhores jogos de Pokémon já feitos, e o sonho de muitos dos treinadores que acompanham os monstrinhos há anos.

A Nintendo parece ter despertado e resolvido inovar algo onde inovação parecia, sem dúvidas, improvável. Mas os japoneses, juntos com a Gamefreaks, conseguiram. E conseguiram de uma forma certamente interessante: cenários remodelados e tridimensionais em certas áreas; C-Gear, totalmente útil para buscar partidas via infravermelho, Wireless e Wi-Fi (mas que consome uma bateria do capeta); Pokémons 100% animados durante as batalhas; exclusividades para cada versão (fora as de sempre), como áreas diferentes e líderes finais diferentes; novos modos multiplayer, tanto online quanto offline; novos antagonistas; uma história mais diferente que as anteriores e mais 156 bichos com nomes estranhos.

Um dos pontos mais fortes de Pokémon White/Black é a nova região, Unova (não foi um trocadilho). Grande parte das novidades estão aqui, seja nos gráficos ou no que ela tem a oferecer. As cidades foram criadas de uma forma muito melhor, com elementos 3D por toda a volta. Algumas delas chegam a ser uns 85% tridimensionais, como Castelia. Os Centros Pokémon também mudaram, e agora tem os PokéMarkets junto a eles, bem como as salas para interação Wireless e Wi-fi no mesmo andar. Nas rotas, florestas e lugares "naturais", agora existem as "Gramas Altas", que são mais escuras e onde podemos realizar batalhas em dupla com Pokémons selvagens. Entre outras coisas, que só jogando é possível perceber...

Olha a diferença disso pra qualquer um dos jogos anteriores!

A história começa mais ou menos do mesmo jeito que as outras: você é um garoto que mora com a mãe e decide então sair pelo mundo em busca de se tornar um Mestre Pokémon. Mas dessa vez, a professora Juniper é quem manda os 3 inicias para você e seus dois amigos escolherem quem cada um quer. Além disso, uma nova equipe está presente para encher o saco: a Plasma, que acredita que os Pokémons merecem ser todos livres e, para isso, decidem roubar os bichos dos outros treinadores. Ainda é possível conhecer alguns dos líderes de ginásio durante o desenrolar da trama, e um fato interessante: só é possível capturar o Lendário de cada versão após derrotar a Elite Four, ou seja, no fim do game. De resto, é mais ou menos a mesma coisa.

A jogabilidade recebeu algumas melhorias e novidades. Entre elas, o já citado C-Gear, o Xtransceiver, a possibilidade de selecionar mais de 2 itens ou menus para rápido acesso através do botão "Y", a adição de novos modos multiplayer, entre outras coisas. Nas batalhas, a estrutura se manteve basicamente a mesma da 4ª geração ("Diamond/Pearl/Platinum"), mas agora com sprites animados o tempo todo. Also, ficou muito mais difícil capturar Pokés selvagens, tarefa bem simples em qualquer um dos títulos anteriores. Só uma coisa me desagradou: a reformulação da "Bag", sendo que agora ela está mais confusa, e ainda acho que a melhor estrutura para ela é a que apareceu em "HeartGold/SoulSilver", mas não é nem de longe algo que afetar a experiência do game. Fora isso, poucas mudanças.

Quanto aos gráficos, estes sim receberam melhoras significativas. Melhoria nos modelos dos personagens, os já anteriormente citados sprites animados, muitos elementos 3D bem aproveitados, cidades completamente tridimensionais... Certamente bem mais convincentes do que qualquer um dos apresentados anteriormente, e sem dúvidas dignos de um verdadeiro Pokémon para Nintendo DS (não que os outros sejam ruins, mas este aqui tá incomparável), explorando muito bem a capacidade do portátil. E ainda mantendo os traços cartunescos, característica da série desde o Game Boy.

O mapa de Unova, que foi baseada em Nova Iorque... É praticamente o mesmo dos jogos.

O som, por outro lado, não teve melhorias muito expressivas. Muitas das músicas são simplesmente as mesmas dos títulos anteriores, sem o que por ou tirar. O grunhidos dos Pokémons estão longes de serem realistas, parecendo mais um conjunto dos barulhos que o Windows faz. E os efeitos sonoros continuam os mesmos de sempre. Fora isso, composições novas para certos momentos, novo tema para a Equipe Plasma, "ruídos" diferentes para os monstros e efeitos para os ataques. E só.

Por mais que não pareça, Black/White tem novos desafios para os treinadores. Como disse, 156 Pokémons novos foram adicionados a Pokédex, o que aumenta o total de criaturas para 649 (rumo as 1000!). E para conseguir a "National Dex", não é necessário ver estes 156 monstros diferentes, que são os únicos presentes em Unova até o momento que você a desbloqueia (sim, nada de gerações anteriores aqui), e sim derrotar a Elite Four. E o resto é o de praxe: lendários escondidos, itens para se achar, Liga Pokémon, locais a serem explorados, side quest, eventos da Nintendo para distribuição de itens e Pokés raros, e muito mais. Tudo isso para aumentar ainda mais a vida útil dos títulos, que já não é curta, tendo em vista a longa jornada até a Liga.

Se eu fosse resumir Pokémon White/Black em uma única palavra, esta seria "inovação". Foram tantas mudanças significativas desta que vez que o grande destaque é sem dúvidas para elas. Ótimos gráficos, boa história, excelente jogabilidade, novos recursos, região inovadora... Apenas o som ficou esquecido, mas é algo que muita gente pouco se importa, pois jogam no mute (e isso é mais do que fato xD). De resto, estou  muito surpreso, pois quase não botava fé nos jogos, que para mim seriam apenas uma tentativa de arrecadar uma grana extra enquanto o 3DS não chegava. Felizmente me enganei, e estou certamente feliz com esse resultado. Enfim, é bom estar de volta ao mundo de Pokémon.

Gráficos: 9,5
Jogabilidade: 9,0
Som: 7,0
Desafio: 9,0
Diversão: 10,0
Extras: 8,5

NOTA: 9,0

Trailer:



Todos os 156 novos Pokémons.

2 comentários:

  1. CARA!! TERMINEI ISSO AI ONTEM!!! Fiquei tipo assim: *O*

    Obs: terminei o Black e AMEI *---*
    Nota para mim: + DE 8000 xD

    ResponderExcluir
  2. acontece que eu ainda não me acostumei com isso tudo, sinto falta de encontrar zubats na caverna e tambem do grafico do pokemon tradicional, mas, isso não muda o fato de ser um bom jogo.

    ResponderExcluir