sábado, 12 de março de 2011

Let There Be Rock - Episódio 4: 60s, Parte 3/3: We couldn't get much higher


Salve salve, nação rockeira do Bar Obi-Wan! Mais uma sexta-feira, e sexta-feira é dia de...? Não, não é de "dorgas" aqui (na verdade, por partes, é sim), e sim de novo episódio de Let There Be Rock! Como prometido, hoje retorno para escrever a terceira e última parte sobre a década de 1960, tão importante e definidora para o Rock N' Roll. E nessa segunda metade da década, especialmente, muita, mas MUITA coisa importante aconteceu, como criação de algumas das bandas mais conhecidas e influentes da história, bem como um festival que mudaria para sempre o cenário da época, e que foi muito polêmico e controverso.

A partir do ano de 1966, o uso de drogas pelo mundo todo teve um crescimento espantoso. Isso se deve ao movimento Hippie, que tinha ideais como "Paz e Amor" e era contra as guerras e qualquer outro tipo de conflito, e sendo a favor da idéia de que as pessoas deveriam desfrutar do mundo, curtir a natureza, os pequenos detalhes da vida e sempre estar com energias positivas. Para isso, usufruiam dos efeitos de maconha, LSD e outros alucinógenos para ficarem em transe e, assim, alcançarem esse nível. Como muitos dos membros desse movimento eram músicos, é claro que os efeitos começaram a surtir na sonoridade.

Nascia assim o Rock Psicodélico, com músicas bem "viajadas", muitas vezes longas, com letras muitas vezes sem sentido algum e que tentavam reproduzir o efeito de alucinação gerado pelo uso das drogas já citadas. Com isso, bandas históricas começaram a emplacar. Em 1967 surgia "The Doors" com um álbum homônimo, contendo "Break on Through (To The Other Side)", "The End" e, provavelmente um dos grande exemplos do piscodelismo, "Light My Fire". No mesmo ano, o mestre da guitarra Jimi Hendrix aparecia com "Are Experienced", tendo "Purple Haze", "The Wind Cries Mary", "Foxy Lady" e "Hey Joe". e com uma ótima mistura de Blues e Rock. Junto com eles, Janis Joplin fazia seu debut com a banda "Big Brother and the Holding Company", no disco de mesmo nome. E ainda temos Pink Floyd com seu primeiro lançamento, "The Piper at the Gates Down" (mas, sem dúvidas, a importância dos ingleses viria mais para frente). Não posso deixar de citar The Who, Rolling Stones, The Beatles e The Yardbirds, que, também embarcaram nessa experiência.

Ao mesmo tempo, acontecia o fortalecimento do que conhecemos por Pop Rock. Com músicasmais simples e sem temas complexos, visava atingir a maior parte da população, graças ao seu som mais acessível. Quem começou com isso foram os Beatles, mas outros artistas pegaram carona em seu sucesso. Entre eles, posso destacar Rod Stewart, Chicago, Elton John, Peter Frampton e os The Everly Brothers. Junto com isso, também ocorreu o crescimento do Blues-Rock, que, como o próprio nome diz, misturava os elementos do Blues com os do Rock N' Roll, tendo bastante feeling com uma pegada mais rápida. Esse gênero tem como sues maiores representantes nomes de peso como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, que continuariam com sucesso durante as décadas seguintes e até hoje.

E durante essa mesma época surgiam as bandas que, mais tarde, seriam conhecidas como pioneiras do Hard Rock e do Heavy Metal. A expressão "Heavy Metal" foi usada pela primeira vez na canção "Born to be Wild" do Steppenwolf, com um som bem enérgico e, digamos, "alegre". Em 1969, surgia nada menos que o Led Zeppelin na cena, com lançamento de "Led Zeppelin I", que era certamente diferente de tudo que já havia sido feito antes. Mais ou menos durante o mesmo período, o Deep Purple vinha se destacando e ganhando fama mundo afora, ainda sem o vocalista Ian Gillan. E, junto a isso, Ozzzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward começavam o Earth, que mais tarde se chamaria Black Sabbath. Assim, eram dados os primeiros passos para duas vertentes de extremo sucesso durante as décadas de 1970 e 1980.

Para fechar esse período, nada melhor que um grande marco. No ano de 1969 aconteceu o Festival de Woodstock, nos Estados Unidos, e que é um dos mais conhecidos momentos do movimento Hippie durante a história. Ele ocorreu durante os dias 15, 16 e 17 de agosto de forma direta, sobre o slogan "3 Days of Peace and Music" ("3 dias de paz e música"), onde rolou uso de drogas o tempo todo, ocorreu sexo o tempo todo e teve Rock N' Roll o tempo todo (e esse é porque de "Sexo, Drogas e Rock N' Roll"), com a presença de diversos nomes importantes como Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Santana, Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix. Mas muita polêmica envolveu o festival, justamente pelo uso de drogas e pela "juventude delinquente" que participou dele, o que gerou diversos protestos e acabou dando motivos para ações de alguns grupos conservadores, os quais mais tarde tomariam atitudes ridículas contra certas bandas. 

Assim, encerro o quarto episódio de Let There Be Rock e concluo as 3 postagens sobre a década de 1960. Semana que vem estarei de volta, agora falando sobre os anos 70, que eu ainda não sei em quantas partes serão divididos, mas que decidirem ao longo da semana. Fiquem agora com algumas das canções da época:









PS: o Bar Obi-Wan é totalmente contra as drogas e seu uso. O que foi falado aqui só ocorreu para explicar um fato.

PS²: tentei fazer a postagem até as 23h59min da sexta, mas acabou não ocorrendo. Peço desculpa aos leitores por causa disso.

Woodstock e seu imenso público... Olha o tamanho disso, cara!

Um comentário:

  1. Uhuuuuu dorgaaaaasss e mto rock 'n' roll. Como sempre uma ótima postagem caro amigo, vc eh nossa salvação \o/ kkkkkk

    ResponderExcluir