domingo, 16 de janeiro de 2011

Liverpool 2 x 2 Everton: Mais um Merseyside Derby, mais um jogo complicado


O Futebol realmente é um esporte fascinante. Acho incrível como as coisas simplesmente podem mudar de uma hora para outra: em um momento, um time está ganhando e domimando a partida, e em pouco tempo depois o quadro simplesmente se reverte, com o outro time virando o placar e passando a mandar no jogo. Foi exatamente o que ocorreu entre Liverpool e Everton hoje, no clássico conhecido na Inglaterra como "Merseyside Derby" e que é o mais antigo da primeira divisão da Premier League. O resultado acabou sendo 2 x 2, e minha opinião (assim como a da maioria dos torcedores) ficou muito dividida.

Por um lado, vimos um ótimo futebol ofensivo mostrado pelo time da casa no primeiro tempo, que teve 52% da posse da bola, atacou bastante, mostrou mais eficiência que os adversários e ainda conseguiu um gol,  marcado por Raul Meireles (o primeiro dele pelos Reds), assumindo a liderança da partida e indo com mais moral para o vestiário. Por outro lado, vimos também um futebol ruim mostrado pelo mesmo time mandante no segundo tempo, onde a defesa falhou bizonhamente nos dois gols marcados pelos rivais (que aconteceram em um curto período após o recomeço do jogo) e assim a equipe se desesperou, ficou meio desestruturada, atacou menos, não tinha a posse da bola (no final desta etapa foram 62% para o Everton e apenas 38% para o LFC) e que se não fosse pelo juíz ter marcado o pênalti sofrido pelo Maxi Rodriguez (coisa que muitos outros não marcariam) e o Kuyt ter cobrado-o de forma muito boa (porque também não adianta nada ter um pênalti marcado e o cara errar a cobrança), acredito que não conseguiria o empate novamente. E o mais engraçado é que tudo isso aconteceu justamente quando o (mostruoso) zagueiro Daniel Agger, que sentiu "problemas intestinais" (c@g@neira?), foi substituído pelo fraco Kyrgiakos, mostrando a dependência do time por certos jogadores e também expondo a deficiência do elenco em certos setores, sendo a zaga um deles.

Mas de uma coisa eu tenho certeza: o Liverpool hoje mostrou uma postura muito melhor do que quando estava sendo treinado pelo Roy Hodgson, sendo mais efetivo, agessivo, tocando bem mais a bola e criando muito mais oportunidades de gol. Alguns jogadores já melhoraram bastante, especialmente o Fernando Torres, muito mais participativo nas jogadas e que jogou muito bem. Outros também estão se destacando e se empenhando bastante, como Raul Meireles, Martin Kelly (que foi, novamente, muito bem), Agger (que voltou voando, depois de tanto tempo parado graças a uma lesão), Dirk Kuyt (que muitos podem discordar, mas ele ainda cumpre um papel fundamental na equipe e seu desempenho ainda é um dos melhores) e Pepe Reina (mesmo com a temporada infeliz, ele ainda dá o seu máximo e erra pouco). Infelizmente alguns jogadores tem que mostrar "um pouco" mais de qualidade do que o mostrado aqui, como Skrtel (que falhou nos gols, como anteriormente dito), Kyrgiakos (gosto dele, mas é fraco e acho que deve ser vendido), Glen Johnson (mesmo mostrando serviço hoje, precisa melhorar muito defensivamente), Lucas (apareceu poucas vezes, com o meio-campo sendo comandado por Meireles) e Maxi Rodriguez (que só apareceu em um ou dois lances e quando sofreu o pênalti)... De qualquer forma, esta foi apenas a primeira semana de trabalho do King Kenny, e com resultados já bem nítidos, podemos esperar uma boa melhoria nos resultados para o resto da temporada.

Confira os gols e melhores momentos da partida aqui (o video está espelhado, por isso não estranhem ao ver nomes ao contrário e etc.):


That's all, folks. Qualquer novidade, eu posto aqui para vocês :)
YOU'LL NEVER WALK ALONE

The king is back home.

Nenhum comentário:

Postar um comentário