sexta-feira, 5 de março de 2010

CRÍTICA: Sonic and Sega All-Stars Racing

 

Mario Kart foi, e ainda é, um jogo que vicia gamers a quase 4 gerações. Qualquer um que jogue qualquer uma das versões, independente se for a de SNES, N64, NGC, GBA, NDS ou Wii, ficará hipnotizado pela mecânica simples e totalmente divertida dos games, que praticamente não foi alterada desde seu primeiro lançamento, Super Mario Kart. E a série domina até os dias de hoje, sem muitos concorrentes a altura, além de Crash Team Racing e seus derivados.

Felizmente, finalmente chegou um jogo que pode bater de frente com os jogos de corrida do Encanador Bigodudo. Sonic And SEGA All-Stars Racing, obviamente produzido pela SEGA, é, como o próprio nome diz, um game de corrida que reune Sonic e os personagens mais famosos da empresa. Tá, mas e daí? E daí que não é um jogo de corrida convencional, mas sim um jogo do mesmo estilo de Mario Kart. E não é apenas o estilo que é o mesmo.

O game tem uma ótima jogabilidade, que respode perfeitamente aos comandos, junto com os controles, que ficaram bem localizados e característicos de um jogo de corrida para X360. Mas, tudo bem se você não tiver gostado deles, posi existe a opção de mudá-los.

O gráfico é ótimo, bem detalhado e vivo, além de interessante. O jogo possui uma excelente sensação de velocidade, especialmente quando você está usando boost. Os cenários, no caso os circuitos, são lindos, ricos em detalhes e todos baseados em jogos clássicos da produtora, o que é um prato cheio, ainda mais se você for um fã nostálgico.

O som de SASASR (abreviação estranha, LOL), também é um prato cheio. As músicas, que são escolhidas de acordo com o circuito, também são baseadas nos antigos temas dos games clássicos da SEGA, e foram refeitas, sendo o resultado muito bom. O barulho dos carros também é bem legal, com resposta imediata ao que acontece na tela.

O game propões um bom grau de desafio, com pistas mais fáceis e mais difíceis, e adversários com boa inteligência artificial, especialmente nos níveis mais altos. Os ítens também são bem equilibrados e distribuídos, algo que se deve esperar para que um jogo como esse não fique impossível e frustrante.

A diversão, como era de se esperar, é o ponto mais forte do jogo. Você se diverte nas corridas, mesmo se você se ferrar em algumas. Até porque a intenção nem sempre é ganhar, mas sim ferrar os outros competidores, da melhor forma possível. E isso é o que prevalece nas disputas multiplayer, tanto local quanto online.

Além de tudo isso, o game possui fatores extras muito interessantes, especialmente na versão de X360. Jogando Sonic Racing nesse console, você tem a possibilidade de jogar com Banjo & Kazooie, o único competidor exclusivo em todas as versões, e também com o seu avatar, algo parecido com jogar com o seu Mii em Mario Kart Wii. Você também pode comprar novos personagens, circuitos e músicas, e isso está diponíel para todas as versões.

Mas, como nada é perfeito, o jogo contém alguns detalhes que tiram um pouco do seu mérito. São pequenos e quase insignificantes detalhes, mas que tiram o 10 do jogo. Em primeiro lugar, o jogo é simplesmente chupado de Mario Kart, o que não é exatamente ruim, mas não teve muita inovação. Só os ítens que mudaram, mas as funções são praticamente as mesmas, e alguns circuitos também são claramente inspirados em Mario Kart. E, em segundo lugar, o gráfico pode dar alguns bugs muito rápidos, quase imperceptiveis.

Concluindo: Sonic and SEGA All-Stars Racing é um grande jogo, mesmo tendo alguns defeitos. Vale a pena, ainda mais se você estiver procurando uma diversão descompromissada e/ou for fã da SEGA.

NOTA: 8,7.

Gameplay:

Sonic ROX!

Um comentário:

  1. Aderi a seguinte campanha: "Vamos jogar uma bomba na Sega". Pq cara, tem para td quanto é plataforma, MENOS PARA PSP. ._.

    ResponderExcluir