domingo, 14 de março de 2010

CRÍTICA: Final Fantasy XIII


Demorou, mas lançou. Depois de praticamente 4 anos de desenvolvimento, a Square-Enix lança, finalmente, um dos jogos mais aguardados dessa geração de vídeo-games: Final Fantasy XIII. Muitos contratempos, adiamentos do lançamento, e a tão criticada, pelos fãs, adaptação do jogo para X360, fizeram-o só sair agora, depois de todo esse tempo...

Mas a espera valeu a pena. O game é simplesmente fantástico, em vários apsectos. Tudo aquilo que você viu nos trailers está presente, e de uma forma bem melhorada, que irá impressionar o jogador na primeira vez que ele jogar. Porém, existem sim aspectos negativos no game, o que está sendo muito comentado internet afora (um dos motivos das críticas a adaptação para X360).

Em primeiro lugar, a jogabilidade. Em FFXIII, vemos um grande avanço misturado com um certo retrocesso. Enquanto em FFXII você podia andar livremente pelo cenário enquanto batalhava, em FFXIII essa característica foi retirada, e o jogador não pode mais controlar sua personagem pelo cenário. Isso fez com que o estilo de batalha estática, com o estilo de FFIV em diante, retornasse, com o retorno de algumas habilidades do jogo anterior. Isso é bom para alguns, como eu, mas ruim para outros como o Xageb, que prefere o outro estilo de jogabilidade. Além disso, o sistema de lvs. foi retirado, sendo substituído por um esquema de desenvolvimento das personagens semelhante ao de FFX. Outra coisa modificada, que desagradou a muitos, é o fato de que sua vida sempre é restaurada ao fim das batalhas, tornando os ítens de recuperação de HP quase inúteis, sendo só utilizaveis durante as batalhas. Isso é até bom, mas tira uma boa parte da estratégia do jogo.

O que você pensa ao ver uma screen como essa? Bem, as coisas são um pouco diferentes do que está aí...

Os gráficos são o ponto mais forte do jogo, sendo extremamente lindo e detalhado, com o físico das personagens quase totalmente real. Além disso, os cenários são gigantescos e cheios de vida. Infelizmente, são praticamente inexploráveis, já que o mapa do jogo, até onde joguei, é um grande percurso reto e totalmente linear, sendo que se resume quase sempre em andar reto até o objetivo. Mesmo assim, são impressionantes.

Os sons e a trilha sonora do jogo são extremamente agrádaveis, com belas músicas e excelentes efeitos sonoros. Explosões acontecem em vários momentos, as magias são recorrentes e as batalhas são recheadas de barulhos diversos. Infelizmente, sons clássicos da série, como a música do menu principal e do fim das batalhas, foram susbstituídos por novos, que, apesar de serem agradáveis, não dão ao jogo o mesmo ar que os antigos tinham.

Mesmo não parecendo, depois de certas coisas ditas nesse texto, o jogo necessita sim de estratégia nas batalhas, sendo que você pode (e deve) mudar as funções dos membros de sua party para facilitar os combates. É um sistema parecido com o de "jobs", de alguns FFs anteriores, mas que pode ser modificado no meio da batalha, através de um dos menus. Além disso, os chefes não são tão simples quanto aparentam ser, e podem te causar terríveis danos se você não descobrir os seus pontos fracos, que nem sempre estão tão na cara.

Os menus de FFXIII são bem organizados, com suas funções bem separadas, de forma que não deixam o jogador com nenhum tipo de dúvida. Além disso, sempre que uma nova função é adicionada a eles, aparece um tutorial explicando para que ela serve, o que você faz com ela, e etc. Tudo de uma forma bem exclarecedora e sem margem de dúvidas.

Mas algo que pode desagradar a muitos é o nome das personagens. Dessa vez, a Square-Enix mostrou que está totalmente sem criatividade, dando nomes como Lightning, Snow e Hope para eles. Além disso, o fato dos mapas serem retos não é um ponto positivo para o esforço da SE em criar cenários dignos de exploração, como eram os dos jogos anteriores. Mesmo tendo itens e save points por suas extensões, eles são muito fáceis de achar por conta disso.

Mesmo tendo seus defeitos, Final Fantasy XIII é um jogo que merece ser jogado, pois, por mais diferente que pareça ser, ainda é um Final Fantasy e mantém as características da série. Só não vá jogar esperando que seja o melhor FF já feito, como muitos esperavam, porque ele não é. Mas ainda é um game bem acima da média, muito bem desenvolvido e que agrada em sua maior parte.

NOTA: 9,0.

Trailers:



 
Essa é só a primeira batalha do jogo. E também é uma screen de como a jogabilidade está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário