domingo, 28 de março de 2010

CRÍTICA: Pink Floyd - 1973 - Dark Side of the Moon


Poucos adjetivos servem para classificar o disco que será analisado. Um deles é, sem sombra de dúvidas, perfeição.

Dark Side of the Moon é um disco do Pink Floyd, que foi lançado em 1973. Naquela época, a banda já estava com sua formação clássica definida, o que sempre foi foi um sinônimo de músicas incríveis, bem trabalhadas, dignas de serem clássicos inesqueciveis. Aqui não foi diferente... Bem, talvez tenha sido, porque o que você ouve nesse álbum é algo acima desse patamar, coisa que nunca havia sido vista (ou ouvida, hehe), e nem será novamente.

Nesse clássico do rock progressivo, podemos conferir uma sonoridade perfeita, inacreditável, e maravilhosa. As músicas desse CD tem uma harmonia impossível de se alcançar, exceto pela própria banda. Além disso, contam com uma conectividade absurda, o que as fazem parecer uma única e grande música de 43 minutos. Sem falar nos diversos efeitos de cada uma delas, que tem despertadores e caixas registradores, além de gritos e outras coisas. Isso tudo dá uma sensação fantástica ao play.

Os instrumentos estão extremamente bem arranjados e executados, com todos os membros da banda cumprindo perfeitamente suas funções. Mas o grande destaque vai para David Gilmour, com seus grandes vocais, solos de guitarra e composições, e Roger Waters, com suas linhas de baixo muito bem feitas, seus vocais marcantes, suas composições e contribuições. Isso tornou o álbum um verdadeiro espetáculo, digno de se ouvir dias e mais dias seguidos.

Uma coisa muito legal do disco é a sensação que as músicas te passam. Ao ouví-las, você se sente muito mais tranqulo, relaxado e bem disposto. É algo incrível e muito interessante, pois nunca tinha sentido isso ao ouvir nenhuma outra música ou CD. 

Uma outra curiosidade sobre o álbum é que, se você colocá-lo para tocar junto com o filme O Mágico de Oz depois que o leão da MGM aparecer, o filme e as músicas ficam perfeitamente sincronizadas, do início ao fim. É algo muito engraçado, pois os próprios músicos do Pink Floyd já disseram que não houve intenção alguma nisso, e que eles nunca esperariam uma coincidência dessas.

As músicas que merecem maior destaque são... TODAS! Separadamente, elas são ótimas, mas, em conjunto e sequência, elas são inigualáveis, e incomparáveis. Enfim, esse é um dos melhores discos já criados na história da humanidade, seja por suas músicas, sonoridade, harmonia, sensação ou curiosidades. Nenhum outro álbum se igualou, e muito dificilmente se igualará.

Tracklist:
1. Speak To Me/Breath (3:57)
2. On The Run (3:31)
3. Time (7:05)
4. The Great Gig In The Sky (4:47)
5. Money (6:23)
6. Us And Them (7:48)
7. Any Colour You Like (3:25)
8.Brain Damage (3:50)
9. Eclipse (2:06)

NOTA: 10,0.

The Dark Side... of the Force?!

3 comentários:

  1. Oq vc qis dizer com formação clássica marcus? o pink floyd não tem mais a formação (componentes da banda) iguais aos participantes do dark side of the moon

    ResponderExcluir
  2. O que eu quis dizer com isso é que a banda estava na formação que é mais conhecida pelo público, ou seja, Gilmour/Waters/Mason/Wright.

    ResponderExcluir
  3. estaba procurando uma imagem que brincasse com o lado negro da força e o album do floyd, uma vez que pra mim são ambos as melhores a mostras de cada arte

    ResponderExcluir