segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween, the third: O Retorno


Yo, modafocas, how you doin'? Como de costume, aqui estou eu, em mais um ano para desejar um feliz Dia das Bruxas para todos vocês. Uma comemoração que, aqui no Brasil, praticamente não tem muita expressão, mas vem ganhando mais notoriedade a cada vez que ocorre (e, pra abrasileirar o negócio, criaram o "Dia do Saci" na mesma data). Enquanto que, nos Estados Unidos e na Inglaterra, é bem popular, com milhares de crianças nas ruas pedindo doces e cometendo travessuras com quem se recusa a entrar no espírito deste dia deveras especial para todos eles.

Esta tradição é muito forte nos dois países anglo-saxões, devida a suas raizes. As origens do Halloween são fortemente ligadas a cultura dos Celtas, povo que se encontrava na região da Grã-Bretanha e que era, acima de tudo, extremamente místico (o "Dia das Bruxas" vem justamente por causa disso: na época da Inquisição, os católicos condenavam os celtas por cultuarem deuses pagãos e os chamavam de bruxos/bruxas). Em outras regiões do mundo, até mesmo da Europa, a dia de hoje é usado para outras comemorações. Na Espanha, por exemplo, os mortos são relembrados (o que também tem a ver com as origens da data), enquanto na Tailândia as pessoas desfilam com máscaras e a imagem de Buda ao som de músicas tradicionais.

Mas apesar de toda a tradição, o verdadeiro sentido do Halloween acabou se perdendo na história, e hoje é mais usado como uma data para se conseguir doces, ir a festas e assustar as pessoas (o que também é muito legal). Enfim, feliz Halloween para todos vocês, muitas gostosuras e travessuras, cuidado com os fantasmas do passado e não se esqueçam: o apocalipse zumbi pode começar a qualquer momento! Para fechar, fiquem com a música logo abaixo... and feel the fear:


Halloween: Pedobear aproves!

Nenhum comentário:

Postar um comentário