sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: FIFA 11 (Demo)


Bom, galera, o lançamento de FIFA 11, um dos mais aguardados jogos de esporte do ano, está a menos de 15 dias para acontecer, e muitas novidades vem surgindo na rede a cada dia. A mais nova e mais "saborosa" (que gay isso ._.), no entanto, foi lançada no meio dessa semana: a demo do jogo. Ela vem com apenas 6 clubes (Barcelona, Real Madrid, Juventus, Lyon, Bayer Leverkusen e Chelsea), tempo limitado e fixo de jogo e apenas 2 modos disponíveis: Exhibition Match e o Arena Mode, que também vem sem muitas opções. Mesmo assim, com apenas isso podemos ter uma idéia do que o jogo será.

Em primeiro lugar, os gráficos. Do FIFA 10 para o FIFA 11 ocorreu uma melhoria absurda nessa área (NOTA: isso já havia acontecido entre a versão 10 e a 2010 World Cup, mas agora está melhor ainda). Os jogadores tiveram seus físicos recriados de forma perfeita, em todas as características. Além disso, dá para ver o suor neles, a barba, sujeiras e etc. Os uniformes receberam um trato melhor ainda, parecendo realmente as vestimentas reais, com mais dobras, detalhes e destaques. O campo também receberam um novo trato, com um visual melhorado e mais real, além do público, que está ainda mais barulhento e mais fiel.

Outro destaque é o som. Muitos dos efeitos (como o barulho do chute na bola, ela batendo no travessão ou em outros lugares, os gritos dos jogadores e dos técnicos e barulhos de apito) estão muito mais realistas do que na versão do ano passado. A torcida, como já citado antes, está mais barulhenta, tendo mais reações para os diversos lances de jogo e outros gritos e cantos. Parece até que você está mesmo dentro de um campo de futebol, torcendo e ouvindo.

Agora, o ponto mais polêmico (e que vai dar muito o que falar ainda): a jogabilidade. Se alguém achou que entre FIFA 10 e 2010 FIFA World Cup já haviam ocorrido mudanças significativas no modo de jogar, preparesse então para FIFA 11. Muitas coisas mudaram, mas também o tornaram muito mais semelhante a realidade. Na movimentação, por exemplo, os jogadores virtuais mexem muito mais as pernas, o quadril e o resto do corpo durante uma corrida com diversas curvas. Muitos podem discordar, mas achei a movimentação deles bem mais ágil e flexivel, com diversas melhorias nas correrias. O jogo de corpo também foi melhorado, e agora existe muito mais combate corporal para evitar a perda da bola. Além disso, os passes foram extremamente modificados em relação a versão anterior. Agora você deve regular, da melhor maneira possível, a direção e força com que a bola será passada, caso contrário você pode acabar dando-a de graça para o time adversário. E, ainda, os "tiros" ao gol  sofreram algumas mudanças, também a respeito da dosagem de força (para chutar mais para cima, você tem que enchar mais a barrinha, e etc.). Dribles estão, de certa forma, diferentes, porém mais reais.

Mas o grande destaque dessa demo vai mesmo para uma das grandes inovações do título desse ano: "Be A Pro: Goalkeeper". Ser goleiro é uma das coisas mais divertidas que existem nesse jogo, com diversas opções de defesa, como espalmadas, seguradas de bola e ainda "loucuras" como sair do gol para tirar a bola do último homem. E cada uma dessas reações tem um resultado diferente: você pode conseguir defender, tomar um gol normal ou ainda engolir um frango daqueles imperdoáveis. E elas ainda terão influências das diversas características que o "guarda-redes" tem.

Assim, digo: FIFA 11 tem tudo para ser o melhor jogo de futebol de todos, e ainda por cima superar tranquilamente seu predecessor. Com todas essas novidades, muitos podem se sentir acuados em ver que a série sofreu mudanças. Mas eu garanto: foram mudanças para melhor, e todos se acostumarão com elas em um curto período de tempo. E também tenho certeza que o novo modo como goleiro será um sucesso.

Vídeos:

É disso que estou falando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário