sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Shin Megami Tensei: Persona 4


OH MY GOOD LORD!!!! Depois de dias, semanas sem postar, eu postarei um review de um dos melhores jogos que já joguei em toda a minha vida: Persona 4.

Os adoradores de Final Fantasy XII (eu sou um xD) logo ao verem os gráficos podem estranhar, xingar o jogo, mas eu tenho que dizer: esse jogo é F*d@!!

Apresentando uma mistura de RPG com simulador de relacionamentos (espécie de jogo muito famoso no Japão), P4 impressiona pela história e lógico, pela sua jogabilidade.

Você começa o jogo na conhecida Velvet Room, onde você escolhe o sobrenome e nome (respectivamente) do personagem principal. Logo após, a trama começa. Seu personagem está se mudando para uma cidade de interior graças a seus pais, que iriam ficar fora por um ano e precisavam que o moleque estudasse, fazendo com que ele vá para Inaba, onde seu tio Dojima e sua priminha, Nanako, moram.

Logo depois que o personagem principal chega em Inaba, começa uma série de "assassinatos", e ele com seus amigos começam a investigar as mortes, já que elas são um tanto bizarras...

Se eu der mais detalhes da história (os chamados Spoilers) vai estragar a diversão de quem ainda não jogou, então pularei para a jogabilidade.

No lado RPG, o sistema de batalha parace uma fusão de vários títulos FF. Você possui uma espada nas dungeons e você deve acertar os monstros para começar a batalha (lembrando um pouco de FF XII, em que os monstros estão dispostos pelos mapas). Se você acertou o monstro por trás, então você tem vantagem sobre ele. Se acertou-o pela frente, não há vantagens. Mas se por acaso ele te acertar, ai é vantagem para os monstros.

A batalha é por rodadas, sem tempo e pressão (tipo FF X), e seus status (ataque, defesa, etc..) dependem da Persona que você for utilizar. Se usar Izanagi, terá certas abilidades, além de certa defesa e ataque. Se usar por exemplo, Asura, com certeza o combate será mais facil, mas conseguir as Personas mais fortes é o legal do jogo.

Aos poucos você vai não so habilitando algumas Personas, mas tambem vai habilitando tecnicas para fundi-las, e tambem, fusões que só podem ser feitas se maximizar o Social Link de determinada Arcana (explicações disso na parte de simulação de relacionamentos), tornando o jogo não so viciante, mas muito atrativo.

As Personas se dividem por Arcanas, que eu explicarei a baixo, além de todas elas podem chegar até o nivel 99, fazendo com que o jogo lembre uma especie de Pokemon.

Agora vem a parte divertida do jogo, as Social Links. Social Links são as ligações que você tem com as pessoas no jogo, podendo até possuir namoradas (sim, mas tenha cuidado se ter duas ou mais ao mesmo tempo, coisas tensas podem acontecer ._.). Cada Social Link pertece a uma Arcana (são as chamadas cartas de Tarô, sendo que são 20 no total), sendo que cada SL ter 10 Ranks, ao chegar no Rank 10, você maximiza a Social Link de determinada pessoa e Arcana que a representa e libera a fusão da Persona mais forte da Arcana. Como o jogo é dividido em dias, tome cuidado para completar as SLs.

Agora, as Arcanas. São 21 no total: Fool (0), Magician (I), Priestess (II), Empress (III), Emperor (IV), Hierophant (V), Lovers (VI), Chariot (VII), Justice (VIII), Hermit (IX), Fortune (X), Strenght (XI), Hangman (XII), Death (XIII), Temperance (XIV), Devil (XV), Tower (XVI), Star (XVII), Moon (XVIII), Sun (XIX), Judgement (XX) e World (XXI). Cada uma dessas Arcanas representa uma pessoa do Social Link, sendo que ao maximizar a dos seus amigos (os que lutam com você) as Personas delas mudam, ficando bem mais fortes.

O jogo possui muitas armas, armaduras, itens, e Quests (50), além de uma coisa que eu esqueci de comentar, mas que eu gostei muito: os status normais do personagem principal. Além dos conehcidos Attack, Defense, e etc, temos 5 status que podem ser aumentados normalmente na cidade: Understanding (Compreensão), Expression (Expressão), Courage (Coragem), Diligence (Determinação) e Knowledge (Conhecimento).

E além desses status, há as conhecidas provas (sim, testes escolares), já que você é um aluno e nescessita estudar. Você que ta lendo pode estar pensando "Meu Deus, já não basta prova na vida real?!?!", mas os testes são muito divertidos, sem comparação com os da vida real.

Fecho esse post dizendo que P4 é viciante, engraçado, inovador, e com certeza maravilhoso. Certeza que aqueles que jogarem vão amar. Mas aqui vai um aviso: não faça que nem eu que jogou o 4 e depois o 3. É REGRESSÃO. Jogue o 3 (o FES de preferencia) e depois parte para este aqui.

Aliás, para conseguir todas as Personas, é OBRIGATÓRIO terminar o jogo pelo menos uma vez.
Já fechei 3 vezes (1 vez no Medium e 2 no Expert) e ainda não consegui todas >:/

Edit: Depois de publicar o post eu percebi algumas coisas que eu esqueci de comentar. 1º: ao terminar o jogo você pode salva-lo e criar assim um New Game+, onde terá todas as Personas habilitadas que você tinha. 2°: o jogo possui muitas falas, para aproveitar o jogo inteiro é nescessario ter um conhecimento de inglês ou um belo dicionário do lado. 3°: para aqueles que não repararam na capa, o jogo é de PS2, e só de curiosidade, a versão americana foi lançada em Dezembro de 2008. 4°: o jogo tem conteúdo Mature (17+), então se você não intender alguma piada, fala, ou situação, bom, eu avisei.


Graficos: 8,0
Jogalidade: 10,0
História: 10,0
Trilha Sonora: 10,0
Diversão: 10, 0
Dificuldade: 10,0
Replay: 10,0


NOTA SOMADA: 68/70
NOTA MÉDIA FINAL: 10,0



Izanagi-Okami, a Persona mais forte do jogo e também, a mais dificil de conseguir. Se você conseguir eu te parabenizo: VOCÊ É F*D@!!

3 comentários:

  1. "NOTA FINAL: 68/70 ou... 10,0"

    Pô, cê tá bem de conta, hein?! xD

    ResponderExcluir
  2. Post editado para melhor. Qualquer erro (até ortográfico)não me enxa o saco xD. Mentira, pode falar se eu errar algo, que eu vou lá e edito pra melhor (ou será que não? xD)

    ResponderExcluir