domingo, 8 de maio de 2011

Let There Be Rock - Episódio 9: 80s, parte 2/5: What do you want? What do you want?


E aí, leitores rockeiros do Bar Obi-Wan! Mais uma semana, e mais um episódio de Let There Be Rock (agora aos sábados, para quem não leu o da semana passada)! Dando continuidade a história do Rock na década de 1980, hoje falarei sobre os anos de 1982 e 1983, citando so acontecimentos mais importantes, bandas que surgiam, novidades na cena e lançamentos. E estes dois aos foram, sem dúvidas, de extrema importância, pois alguns clássicos foram gravados nesse período, bem como bandas extremamente conhecidas hoje surgiram e/ou passaram a ganhar mais destaque.

Em 1982, um trágico fato ocorreu e abalou a história do Rock: no dia 19 de março, o guitarrista Randy Rhoads, membro da banda solo de Ozzy Osbourne, morreu devido a um acidente de avião, provocado graças a algumas brincadeiras que Andrew Aycock, o piloto, realizou, fingindo tentar acertar o ônibus onde estava o resto do grupo e, sem querer, raspando a asa do avião no teto, fazendo com que ela quebrasse e ele caísse. Ozzy, então, entrou numa depressão profunda, que só o fez se afundar ainda mais no mundo das drogas. Ainda assim, o vocalista substituiu Rhoads temporariamente por Brad Gillis, finalizou a turnê e lançou o ao vivo "Speak of the Devil", que traz apenas gravações de músicas do Black Sabbath.

Apesar disso, o ano contou com muita coisa boa. Enquanto isso, em Los Angeles, um novo subgênero estava realizando seus primeiros movimentos: o Thrash Metal, caracterizado por músicas bem pesadas, rápidas e agressivas (meio que uma mistura entre Metal e Punk Rock), e com influências de Iron Maiden, Motörhead, Judas Priest, Diamond Head e outros. Bandas como Metallica (ainda com Dave Mustaine e Ron McGovney em sua formação), Slayer e Anthrax, três dos quatro representantes do "Big Four of Thrash Metal", realizavam seus primeiros shows, compunham algumas de suas primeiras músicas e gravavam algumas fitas demo para mostrarem a alguma gravadora.

Na Europa, o Iron Maiden, agora com o voclista Bruce Dickinson, gravou o clássico "The Number Of The Beast", com músicas melhor trabalhadas e um pouco diferentes do lançamento anterior, entre elas "Run to the Hills", "Hallowed Be Thy Name", "The Prisoner" e "The Number Of The Beast". O Judas Priest também gravou um clássico: "Screaming for Vengeance", mais pesado que os antecessores, e que trouxe "The Hellion/Electric Eye", "Riding On The Wind", "You've Got Another Thing Comin'" e "Bloodstone". E o Black Sabbath, por sua vez, lançou o ao vivo "Live Evil", ainda com Ronnie James Dio como vocalista, que canta alguns clássicos antigos junto com as músicas de sua era.

Ainda temos o Motörhead com "Iron Fist"; Scorpions com "Blackout"; Venom com o famoso "Black Metal", que, sgundo alguns, deu origem ao subgênero de mesmo nome; Queen com conhecido "Hot Space"; Kiss com "Creatures of the Night"; Whitesnake com "Saints and Sinners", que trouxe as primeiras versões de "Crying in the Rain" e "Here I Go Again"; Van Halen com "Diver Down"; Rush com "Signals"; Led Zeppelin com "Coda"; seu último lançamento de estúdio; Twisted Sister com seu debut "Under The Blade"; The Clash com "Combat Rock"; e Rainbow com "Straight Between The Eyes".

Em 1983, as bandas de Thrash finalmente estouraram na cena. O Metallica (agora com Kirk Hammett no lugar de Mustaine e Cliff Burton no lugar de McGovney) conseguiu um contrato com a Megaforce Records e então lançou, no dia 25 de julho, o álbum "Kill 'Em All", muito agressivo, rápido, pesado e cheio de energia, e com músicas como "Hit The Lights", "The Four Horsemen", "Whiplash" e "Seek and Destroy". O Slayer, por sua vez, também conseguiu um contrato, com a Metal Blade Records, e lançou, em Dezembro, "Show No Mercy", outro álbum extremamente pesado, agressivo, rápido e que traz temas ligados ao ocultismo e ao satanismo, além de contar com "The Antichrist", "Fight Till Death", "Metal Storm/Face the Slayer" e "Black Magic". O Anthrax só apareceu no ano seguinte e o Megadeth, a quarta banda do Big Four, apenas em 1985.

Ao mesmo tempo, bandas de Hard Rock/Glam Metal passavam a ganhar mais popularidade. O Mötley Crüe, nesse ano, gravou seu clássico "Shout at the Devil", com um som pesado, mas músicas mais alegres, características desse subgênero. O Def Leppard também resolveu entrar nessa onda e gravou o ótimo "Pyromania", de hits como "Photograph", "Rock of Ages" e "Foolin'". O Quiet Riot fez "Metal Health", que traz as conhecidas "(Bang Your Head) Metal Health" e "Cum On Feel The Noise". O Twisted Sister trouxe "You Can't Stop Rock And Roll". O Dokken veio com "Breaking The Chains". Até mesmo o Kiss resolveu aderir ao estilo, revelando suas caras ao mundo todo (o que foi mais uma jogada comercial, pois a popularidade do grupo vinha despencando) e lançando "Lick It Up". Junto a eles, bandas importantes como Bon Jovi, Ratt e Poison davam seus primeiros passos.

Nesse mesmo ano, o baterista Clive Burr saiu do Iron Maiden por problemas pessoais e foi, então, substituido por Nicko McBrain. Assim, a banda gravou o disco "Piece of Mind", mais trabalhado, mais pesado e menos veloz que seu antecessor, que traz músicas como "Where The Eagles Dare", "The Trooper", "Flight of Icarus" e "Die With Your Boots On". Ozzy Osbourne escolheu o guitarrista Jake E. Lee para substituir o falecido Randy Rhoads e gravou o famoso "Bark at the Moon", de "Rock N' Roll Rebel", "So Tired" e "Bark at the Moon". O Black Sabbath trouxe o baterista Bill Ward de volta, uniu forças com Ian Gillan e realizou o extremamente criticado "Born Again", contando com "Trashed", "Digital Bitch" e "Born Again". Dio, por sua vez, após sair do Sabbath, se reuniu comVinny Appice, Vivian Campbell e Jimmy Bain e formou sua banda solo, que teve seu debut com o clássico "Holy Diver", de hits como "Rainbow in the Dark" e "Holy Diver".

E ainda tivemos Motörhead com "Another Perfect Day"; Pink Floyd com "The Final Cut", último lançamento com baixista e vocalista Roger Waters; The Police com o ótimo "Synchronicity", o último de estúdio do grupo; Thin Lizzy com o excelente "Thunder and Lightning", também o último de estúdio deles; U2 com o famoso "War"; Yes com o incrível, porém criticado e odiado pelos fãs "90125"; AC/DC com "Flick of the Switch"; e o Saxon com "Power & Glory".

E é isso aí, galera, mais uma postagem gigante que eu espero que tenha entretido vocês. Semana que vem eu volto (ou talvez fique só para outra semana), com mais dois anos da década de 1980. Fiquem agora com algumas músicas citadas aqui:






























PS: que se fod* se não saiu no sábado.

R.I.P. Randy :/

4 comentários:

  1. Calma cara n tem problema se vc n eh pontual, nao precisa ficar nervosin shaushaushau brinks. Mas entao eu acho que vc poderia ter citado Creeping Death no Kill 'em All eh uma musica muito boa =). Grande postagem (em todos os sentidos shauhausauh)

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  2. Aew se é aos sabados pq saiu no domingo? saushaushsuh xD

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  3. Obs: Apesar de Creeping Death ser do Ride The Lightning ficaria muito boa no Kill 'em All... hehe 8D. Bom falei merda sobre Creep Death no cometário acima... eh... o post ficou ótimo continue assim... shuashuashaush

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  4. Muito foda cara, esse post me deixou com muitas palavras manolo. Mas uma só jah resume tudo:

    EXTRAORDINÁRIO :P
    Abraços caro amigo.

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