domingo, 1 de maio de 2011

Let There Be Rock - Episódio 8: 80s, parte 1/5: Don't ask me, I don't know!


Saudações rockeiras, galera do Bar Obi-Wan! Depois de duas semanas sem Let There Be Rock (uma como forma de luto pelas vítimas de Hillsborough e outra por conta do feriado), eis que retorno aqui, para o mais novo episódio da série. Mas antes, um comunicado: estou mudando a data das publicações de sexta-feira para sábado. Como devem ter notado, os últimos episódios não saíram até as 23:59 da sexta e acabaram sendo publicados no sábado. Pois é, minhas sextas-feiras estão meio corridas e estou meio sem tempo para postar algo como o LTBR aqui. Por isso, estou realizando esta mudança, e acredito que será algo melhor tanto para mim quanto para vocês, leitores.

Voltando ao episódio, hoje começarei a falar sobre a década de 1980, que, além de ser muito importante para o Rock, é a minha preferida. Muitas excelentes bandas surgiram ou ganharam destaque nesse período, especialmente as de Heavy Metal e Hard Rock, que foram os subgêneros dominantes da época. Foi, sem dúvidas, a década do auge do gênero, que perdeu espaço nas duas décadas seguintes. E adotei uma nova divisão para essas postagens, pois o número de coisas a se falar é imenso. Serão 5 posts sobre os anos 80, cada um falando sobre 2 anos. Esta postagem será dedicada aos anos de 1980 e 1981, que tiveram muitas novidades, lançamentos e cada vez mais bandas de sucesso.

Em 1980, o Iron Maiden, agora com Clive Burr na bateria e Dennis Stratton como segundo guitarrista, ganhava mais destaque na cena da NWOBHM, com o lançamento de seu primeiro disco completo, o auto-entitulado "Iron Maiden". Ele trazia musicas rápidas e pesadas, misturando alguns elementos do Metal com outros do Punk Rock. Entre suas músicas, temos "Phantom of the Opera", "Sanctuary", "Transylvania", "Prowler" e a clássica "Iron Maiden". Na mesma época, outra banda inglesa da NWOBHM, o Diamond Head, aparecia com seu debut, o chamado "Lighting to the Nations", com características semelhantes as do Maiden, e com o hit "Am I Evil", "Lighting to the Nations", "It's Electric", "Helpless" e "The Prince". E, junto a eles, temos também o Def Leppard, que se consagrou fazendo músicas mais puxadas para o Hard Rock. Em sua estréia, "On Through the Night", conferimos pérolas como "Wasted", "Rock Brigade" e "Hello America", mais puxadas para o Metal.

Como já havia dito na postagem anterior, Ozzy Osbourne saiu do Black Sabbath, que chamou Ronnie James Dio para seu lugar. Eles gravaram, então, o álbum "Heaven and Hell", um dos melhores de Metal que já ouvi, com uma sonoridade um pouco diferente de tudo apresentado pelo Sabbath até então, e que traz músicas como "Neon Knights", "Lady Evil", "Children of the Sea" e "Heaven and Hell". Mas Ozzy não ficou atrás, e se reuniu ao guitarrista Randy Rhoads, o baixista Bob Daisly e o baterista Lee Kerslake, formou sua banda solo e gravou o excelente "Blizzard of Ozz", também rápido e pesado, mas com muita melodia e músicas bem trabalhadas, entre elas "I Don't Know", "Crazy Train", "Suicide Solution", "Mr. Crowley" e "Goodbye to Romance".

Na cena do Rock, surgia nada menos que o U2, banda que, nos anos seguintes, se tornaria uma das maiores do Rock em todo o planeta. Seu debut, "Boy", é um dos mais conhecidos lançamentos do subgênero conhecido como "Post-Punk", por ter a mesma idéia de protestos do Punk Rock, mas com músicas menos agressivas. E é exatamente isso que aparesentado no álbum, de canções como "I Will Follow" e "A Day Without Me". Este foi só o início de algo que simplesmente mudaria o estilo no resto na década e nas posteriores.

Mas nem tudo foi feliz nesse ano. No dia 19 de fevereiro, o vocalista Bon Scott, do AC/DC, faleceu, vítima de asfixia com o próprio vomito, após uma noite de bebedeira e drogas. A banda, em primeiro momento, optou por encerrar suas atividades, mas pensou melhor e decidiu continuar, chamando Brian Johnson para assumir o microfone e gravar o clássico "Back In Black" (que, como se nota pelo título, foi uma homenagem a Bon), um disco muito cheio de energia e com excelentes composições como "Hells Bells", "You Shook Me All Night Long", "Shoot To Thrill" e "Back In Black". Também faleceu, no dia 25 de setembro, o baterista John Bonham, do Led Zeppelin, pela mesma causa da morte de Scott. O Zeppelin, por sua vez, decidiu encerrar sua atividades, lançando seu último álbum apenas em 1982. Junto a eles, no dia 8 de dezembro, partiu deste mundo o ex-Beatle e icone John Lennon, assassinado a tiros por Mark David Chapman que, ironicamente, era um grande fã do artista. Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr gravaram "All Those Years Ago" como forma de homenagem.

Ainda foram lançados os discos: "Ace of Spades", um clássico do Mötorhead; "The Game", outro clássico do Queen; "British Steel", mais um clássico do Judas Priest; "Chinatown", do Thin Lizzy; "Wheels of Steel" e "Strong Arm of the Law", ambos do Saxon; "Head On", o primeiro do Samson com Bruce Dickinson (antes conhecido como "Bruce Bruce") nos vocais; "Ready An' Willing", do Whitesnake; "Animal Magnetism", do Scorpions; "Sandinista!", do The Clash; "Unmasked", do Kiss; "Womenand Children First", do Van Halen; e "Permanent Waves", do Rush.

Em 1981, mais bandas surgiam para para integrar a NWOBHM. Entre elas, temos o Venom, uma das mais pesadas do subgênero, e também uma das responsáveis pelo surgimento do Black Metal. Isso fica bem explícito em "Welcome to Hell", seu primeiro LP, que apresenta músicas bem pauleiras e temas ligados ao satanismo e ao ocultismo. Em sua tracklist, temos "Sons of Satan", "Welcome to Hell", "In League With Satan", "Witching Hour", "Mayhem With Mercy" e "One Thousand Days in Sodom" (sim, escolhi essas músicas justamente para explicitar as influências).

Junto a eles, o Iron Maiden, que agora tinha o guitarrista Adrian Smith substituindo Dennis Stratton, lançou "Killers" que seguiu a mesma linha de seu antecessor, mas com músicas mais trabalhadas, entre elas "Wrathchild", "Murders In The Rue Morgue", "Killers", "Another Life" e "Genghis Khan", junto com o single "Women In Uniform", que não pertence a tracklist. O Samson também gravou algo neste ano: o famoso álbum "Shock Tactics", de "Riding With The Angels", "Earth Mother", "Go To Hell" e "Communion". Este foi o último álbum com "Bruce Bruce" nos vocais, pois o Maiden, visando ganhar mais fama e cansado dos abusos de drogas do vocalista Paul Di'anno, decidiu demití-lo, chamando, assim, Bruce Dickinson para assumir o microfone, após assistir uma performance dele com sua antiga banda no "Reading Festival", naquele mesmo ano.

No Rock, mais novidades. A primeira delas é a talentosa Joan Jett, que decidiu seguir carreira solo após o fim das Runaways, lançando os famosos álbuns "Bad Reputation" (de "Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)", "Bad Reputation" e "Make Believe") e "I Love Rock N' Roll" (de "Crimson and Clover", "Nag", "I Love Rock N' Roll" e o cover "Summertime Blues", do The Who). A segunda são os californianos do Mötley Crüe, uma das mais conhecidas e importantes bandas de Hard Rock/Glam Metal dos anos 80, com seu debut cheio de energia, o conhecido "Too Fast For Love", que traz "Live Wire", "Merry-Go-Round", "Tonight" e "Too Fast For Love".

Ozzy Osbourne e Black Sabbath também não ficaram de fora dos destaques desse ano. Ozzy lançou o conhecido "Diary of a Madman", com a mesma linha de seu anterior, e que conta com "Flying High Again", "Over The Mountain", "You Can't Kill Rock N' Roll" e "Believer". Já o Sabbath gravou, com Vinny Appice substituindo Bill Ward (demitido por abuso de álcool), "Mob Rules", também com o mesmo estilo de "Heaven and Hell", e que apresenta "Turn Up The Night", "Voodoo", "The Sign Of The Southern Cross", "The Mob Rules" e "Falling Of The Edge Of The World". Infelizmente, Ronnie James Dio e Vinny Appice saíram do Black Sabbath, por terem brigado com o restante da banda. Dio, então, foi formar uma banda solo, junto com Appice.

Nesse ano ainda tivemos: "Ghost in the Machine" e "Zenyatta Mondatta", ambos do The Police; "Moving Pictures", um grande clássico do Rush; "For Those About To Rock (We Salute You)", o segundo do AC/DC com Brian Johnson como vocalista; "High N' Dry", álbum bem famoso do Def Leppard; "October", do U2; "Fair Warning", do Van Halen; "Music from The Elder", do Kiss; "Come An' Get It", do Whitesnake; "Point of Entry", do Judas Priest; e "Demin and Leather", do Saxon".

E por hoje encerro minhas atividades. Semana que vem estarei de volta, para falar de mais dois anos da década de 1980. E lembrando: as postagens agora serão no SÁBADO. Fiquem agora com algumas das várias músicas citadas na postagem:





























PS: Nessa semana, exclusivamente, o episódio foi publicado no domingo. Mas, a partir da próxima, todos os outros serão no SÁBADO mesmo.

Cena clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário