segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Star Wars: As prequels


Star Wars sempre foi uma das minhas sagas cinematrográficas preferidas. Aquele universo fantástico e mágico me encantou de uma forma que até hoje eu não consegui esquecê-lo. Toda aquela trama, as batalhas, as viagens em hiperespaço... *__*
Mas, de 1999 até 2005, as coisas mudaram na saga: foram lançadas as prequels, que contam acontecimentos anteriores aos episódios IV, V e VI. Houve muita empolgação com o anúncio dos novos filmes, principalmente entre os fãs mais xiitas. Só que nem tudo foi como pensado. As prequels foram filmes terríveis, manchas na reputação de Star Wars, e o único que deve ter ficado feliz foi George Lucas e o pessoal da LucasFilms, que encheram os bolsos graças a alta bilheteria que todos os filmes obtveram.

Começarei falando do Episódio I, "A Ameaça Fantasma". Com certeza foi o episódio dessa trilogia que mais causou empolgação, já que a saga estava retornando ao cinema após 16 anos. Mas também também foi o pior. Diálogos fracos, história pouco explorada, efeitos especiais exagerados... E isso é só o começo. O filme é totalmente sem emoção, provocando sonolência até nos mais afixionados. As batalhas são outro ponto extremamente fraco no filme, pois só ocorrem nos minutos finais, são curtas e ainda tem toda aquela "emoção" do filme inteiro. O episódio também nos apresentou Jar Jar Binks, que, apesar de um pouco engraçado, não serve pra merda nenhuma a não ser estragar tudo. E é um personagem sem importância alguma para a saga, ou seja, está lá só pra podermos dar algumas poucas risadas.
Realmente, é o pior episódio de toda a saga, onde só destaco a Corrida de Pods em Tatooine e Darth Maul, que poderia ser um ótimo vilão se fosse melhor explorado.

O Episódio II, "O Ataque dos Clones", é melhor que seu antecessor. Mas eu disse que era bom? Não. Esse episódio, apesar de mais explicativo, por mostrar a origem dos Clone Troopers (futuros Stormtroopers) e as tendências de Anakin Skywalker, que mais tarde se tornaria Darth Vader. Também mostra Jango Fett e a origem de seu sucessor, Boba, que mais tarde se tornaria um Caçador de Recompensas como o pai. Mas erros do Episódio I se repetem aqui: diálogos terríveis, mais efeitos especiais para disfarçar pequenas falhas, história pouco desenvolvida... E agora contamos com a atuação fraca de Hayden Christensen e o romance totalmente sem sal entre Padmé e Anakin. Além disso, temos Conde Dooku (ou Count Dooku em inglês. Escolham qual é mais engraçado...), outro vilão que deveria ser muito melhor explorado no filme. E aqui temos um pouco mais de batalhas que o filme anterior, mas também são só nos minutos finais.
Outro episódio ruim que poderia ser excelente se devidamente explorado.

O Episódio III, "A Vingança dos Sith", concui a trilogia de uma boa forma. Não chega nem aos pés dos filmes clássicos, mas é o melhor das prequels. Mesmo sendo o mais emocionante, também é ruim. O defeito mais decorrente é o exagero de efeitos especiais para disfarças pequenas falhas. A história está um pouco mais desenvolvida, com momentos mais marcantes e emocionantes, mas os diálogos continuam ruins (escrevê-los não é a vocação de Lucas), e a atuação de Christensen melhora um pouco, mas não chega nem aos pés de uma atuação genial. Os vilões continuam muito mal explorados, com a morte breve de Conde Dooku (que aparece só nos minutos iniciais do filme) e de General Grievous, que, na série animada "Clone Wars", foi demonstrado como um vilão totalmente fodão e difícil de enfrentar. Outro defeito é que o fim do filme ficou muito corrido, com um acontecimento importante atrás do outro.
Um bom filme, o melhor da nova trilogia, mas que conta com muitos defeitos, infelizmente.

Resumindo: As prequels são muito ruins, onde só o Episódio III nos faz relembrar os filmes clássicos (ainda mais com o surgimento de Darth Vader no fim). Mesmo assim, não chega nem aos pés do que eles foram um dia. Mas de quem foi a culpa? Ninguém sabe exatamente, mas podemos concluir que foi de tudo que envolveu os filmes. Felizmente, a série animada e a de animação gráfica "The Clone Wars" salvam quase que por completo essa época ruim que a saga vem vivendo(DETALHE: uma saiu no intervalo entre os Episódios II e III, e a outra saiu em 2008).


DORGAS MANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário