quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Scribblenauts

Eleito o melhor jogo da E3 por diversos sites, como IGN, Scribblenauts foi aguardado por várias pessoas com muita ansiedade. E com razão: o jogo tem uma idéia promissora, inédita e que se encaixa perfeitamente ao NDS. Agora, ele já foi lançado (há mais de um mês xD) e tenho certeza que de que é um jogo incrível.

Scribblenauts cumpre o que promete, ou seja, é um jogo de plataforma onde você deve resolver os desafios de cada fase escrevendo os elementos que você deseja usar para completá-la. Isso mesmo: você escreve escreve o elemento, e ele aparece na fase para você poder passá-la.
Você deve estar falando: "Ah, só isso? Então é fácil!". Não é. A dificuldade de cada fase varia muito. No mesmo mundo você pode encontrar tarefas de 1 até 4 estrelas (maior nível de dificuldade de uma fase). Além disso, existem diversos obstáculos durante as fases, e alguns deles, por incrível que pareça, são indestrutíveis, e você deve usar muito a cabeça para conseguir concluir seu objetivo e pegar a Starite.
Claro que essa "dificuldade" só torna o jogo ainda mais divertido de se jogar! Tem muitas vezes que você fica tentando passar uma fase porque utiliza dos mais variados recursos e palavras que venham a sua mente. Palavras, aliás, são o que não faltam no jogo, sendo mais 22.000. Ou seja, as possibilidades são praticamente infinitas! Esse é o legal do jogo: você tentar o máximo de idéias insanas que puder. E, quanto mais palavras diferentes você usar: você ganhará mais pontos e achievments. Os pontos também são essenciais no jogo, pois só com eles você poderá comprar novos mundos, músicas, palavras, e etc. São muitos ítens e objetivos, e isso aumenta um pouco mais a dificuldade concluir 100%.
Também podemos criar nossas próprias fases no jogo. O modo de criação é bem organizado, e as opções são diversas. Essas fases, inclusive, podem ser compartilhadas com outros jogadores pelo mundo todo, graças a conexão Wi-Fi do DS. Também podem ser compartilhadas com seus amigos pela rede Wireless local.
Os gráficos do jogo são competentes. Não são a perfeição, mas dão um bom ambiente ao jogo. Você pode achar que são infatis, mas esse é um dos objetivos: passar uma idéia de fantasia ao jogo. Eu considero isso um ponto forte, pois esses simples gráficos 2D muito bem feitos são bem melhores que muitos gráficos 3D por aí...

Apesar de todos esses pontos fortes, existe um ponto fraco em Scribblenauts: a movimentação. Movimentar o personagem com a Styllus é uma tarefa ingrata, pois muitas vezes você não consegue pará-lo, ao contrário do que ocorre em The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (2007), onde a movimentação de Link é perfeita. Não é um defeito que comprometa todo o jogo, mas atrapalha em alguns momentos cruciais, como o voo, por exemplo.

Ainda assim, Scribblenauts merece ser jogado, por ser um título promissor e extremamente divertido. Com certeza, é um dos melhores jogos do DS, e quem sabe, do ano.

Gráficos: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Som: 8,5
Desafio: 9,0
Diversão: 10,0

NOTA FINAL: 8,5

Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário