sábado, 5 de novembro de 2011

CRÍTICA: Megadeth - TH1RT3EN [2011]


Desculpem-me, mas vou falar: DAVE MUSTAINE É F*DA! O cara pode ter sido um grande drogado, ter se ferrado ao sair do Metallica, ter vivido na sombra de sua ex-banda por um tempo, ter uma voz engraçada que parece com a de um pato, mas também foi e ainda é um dos melhores compositores do Metal, bem como um grande instrumentista. Apesar de perdidos por um tempo, o Megadeth vinha se superando em seus trabalhos mais atuais: "United Abominations" e "Endgame" são certamente dois dos melhores trabalhos do gênero nos últimos anos. Por isso, a expectativa para "TH1RT3EN", o mais recente álbum do grupo, era extremamente alta.

E adivinhem só? Correspondeu a altura! Quando disse o que disse sobre Mustaine, não foi a toa, porque ele realmente é, e parece que ainda tem muito mais a oferecer. Junto com seus companheiros Chris Broderick, Dave Ellefson e Shawn Dover, conseguiram conceber um disco pesado, rápido, energético, incansável, superior aos dois anteriores. E digam o que quiserem, chorem ou sei lá mais o que, mas ele certamente está no Top 2 de lançamentos do ano, atrás somente de "Wasting Light", do Foo Fighters... Isso, claro, na minha opinião. Mas creio que já seja o suficiente para representar toda a qualidade e o poder de "TH1RT3EN".

O som é certamente de primeira. Como já disse antes, é pesado, rápido e energético, como qualquer disco de Thrash Metal deveria ser. E isso se repete pelas 13 faixas do play, que te deixam extremamente frenético a cada ouvida. Zoem a voz de Mustaine, mas ele está muitíssimo bem aqui, com um timbre mais grosso e poderoso. Como guitarrista, também está fantástico, criando riffs memoráveis e em total sincronia com Broderick, o que rendeu solos fantásticos em cada música. Ellefson e Dover cuidam muito bem da parte da cozinha, este último se mostrando um excelente baterista, ditando o ritmo com muita técnica e velocidade.

As composições são extremamente bem elaboradas, com, como já citado, ótimos riffs, solos e ritmo frenético. Coisa de quem sabe mesmo. Além disso, as letras merecem um destaque a parte. Todos sabem que o Megadeth sempre criou músicas extremamente críticas, que mostram sua insatisfação com o governo, as guerras, a alienação e tudo mais. Pois bem, aqui este fator não está nem um pouco diferente, talvez até um pouco mais agressivo, devido a toda a situação dos EUA atualmente e as atitudes de seu presidente, Barack Obama. Parece que isso até melhorou o clima em volta do som e tornou as músicas ainda agressivas. As que merecem mais destaque são "Sudden Death", "Public Enemy No. 1", "Whose Life (Is It Anyways?)", "Guns, Drugs & Money", "Never Dead" e "13", que deixam tudo o que eu disse bem explícito.

Em aspectos técnicos, não há nada do que se reclamar. A mixagem está ótima, todas as músicas tem seu áudio no talo, e os instrumentos, bem como a voz, estão praticamente no mesmo nível, o que garante sons estridentes para os solos, linhas de baixo que se destacam em certos momentos e uma bateria bem poderosa. A arte da capa também está bem trabalhada, apesar de simples, com destaque ao mascote da banda, Rattlehead. E só para constar: as músicas lançadas como singles até agora são "Public Enemy No. 1" e "Whose Life (Is It Anyways?)".

Com um poder fora do normal, Megadeth fez de "TH1RT3EN" um dos melhores lançamentos músicais do ano. Ele traz músicas fantásticas, um verdadeiro som de Thrash Metal, um grupo bastante inspirado, letras muito críticas e agressividade total. Certamente Mustaine deve estar rindo ao ver a parceira Metallica e Lou Reed fracassar com péssimo "Lulu", enquanto eles estão no topo com seu novo álbum. Só não darei uma nota mais alta por não ser algo revolucionário ou que deu novos ares ao quarteto, mas com certeza merece a que está logo abaixo, por esbanjar qualidade.

NOTA: 9,0

Dave Mustaine (guitarra e vocal)
Chris Broderick (guitarra e backing vocals)
Dave Ellefson (baixo e backing vocals)
Shawn Dover (bateria e backing vocals)

Tracklist:
01. Sudden Death
02. Public Enemy No. 1
03. Whose Life (Is It Anyways?)
04. We The People
05. Guns, Drugs & Money
06. Never Dead
07. New World Order
08. Fast Lane
09. Black Swan
10. Wrecker
11. Millennium Of The Blind
12. Deadly Nightshade
13. 13 

Singles:





A capa do single "Public Enemy No. 1".

Um comentário:

  1. Ah, mesmo tendo ouvido o TH1RTH3EN umas duas ou três vezes, existe algo que me atraí mais no United Abominations, mas isso não torna o novo álbum deles pior. Megadeth é foda e ponto.

    ResponderExcluir