quinta-feira, 27 de maio de 2010

30 anos de "Star Wars: The Empire Strikes Back"


Há 30 anos atrás, um dos maiores e melhores filmes já feitos por um ser humano foi lançado, e ele mudaria para sempre a história do cinema. Não só do cinema, mas também da cultura pop em geral. Afinal, quem nunca viu ou fez uma referência as clássicas falas "No, I am your father" (com a versão distorcida e mais conhecida "Luke, eu sou seu pai") e "I love you." "I know.", tentou falar como Yoda ou fingiu respirar como Darth Vader? Você deve tudo isso a "Star Wars - Episode V: The Empire Strikes Back", ou, como é conhecido em terras tupiniquins, "Guerra nas Estrelas - Episódio V: O Império Contra-Ataca".

Sequência de "A New Hope" ("Uma Nova Esperança"), ou simplesmente "Star Wars", o filme foi, na época, muito aguardado, devido ao sucesso estrondoso e inesperado de seu antecessor, e, quando lançado, arrecadou muito e arrancou os maiores elogios dos críticos. Mas também, não é para menos: o filme é sensacional, com cenas de ação incríveis, duelos e diálogos épicos, personagens cada vez mais cativantes e a consagração de um dos maiores vilões da história cinematográfica: Darth Vader. O lorde Sith teve sua melhor e mais marcante participação de todos os filmes da saga aqui, e mostrou porque era temido em toda a galáxia. Além disso, ele é, sem dúvida, um vilão carismático.

Outros grandes destaques do filme foram para o romance de Léia e Han Solo, algo que poucos estavam esperando, a sequência fantástica da batalha em Hoth, e o surgimento de Yoda trama. Poderoso mestre Jedi, ele aparece neste filme velho, "fraco" e caduco, mas com vigor o suficiente para nos divertir um pouco e treinar Luke Skywalker. É, sem dúvida, o 2º personagem mais carismático e conhecido da série, tendo aparições até mesmo em jogos como Soul Calibur IV. A aparição de Lando Calrissian também foi importante, tendo em vista que ele foi uma peça chave para a vitória da rebelião em "The Return of the Jedi" ("O Retorno de Jedi").

As batalhas e cenas no espaço também estão excelentes, com direto a um Imperial Destroyer incrivelmente grande (para suprir a ausência da Estrela da Morte), muitos combates envolvendo a Millenium Falcon e aparições simples de X-Wings. A parte do campo de asteróides é uma das melhores sequências já feitas na saga, pois tem ação, humor, romance e suspense na mesma. 

Mas nada ganha da batalha épica entre o bem e o mal, a Força e seu Lado Negro, filho e pai de Luke Skywalker e Darth Vader. Aquela cena entrou para a história, não só pelo seu diálogo, nem pela sua ação, ou seu clima, mas por tudo isso e ainda por cima seu significado. Nunca uma briga entre bem e o mal havia sido tão intensa quanto aquela, e o final ainda tinha uma surpresinha que todos já sabemos qual é. Não é a toa que uma das mais aclamadas cenas dos filmes até hoje.


Acredite em mim: você nunca mais verá uma batalha como essa.

Reunindo isso tudo, fica claro porque "The Empire Strikes Back" é o favorito dos fãs do mundo todo, e isso já há 30 anos. Por isso, aproveite e celebre do melhor jeito: assistindo a essa fantástica película, que ficará na história até que ela seja "Há muito tempo atrás"...

AT-ATs. Se você nunca quis ter uma dessas máquinas de destruição massiva, é porque você é gay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário