domingo, 8 de novembro de 2009

Ride the Lightning Dude


Já faz um certo tempo que eu não posto nada aqui no Bar, mas hoje farei meu 1° post de música, e só podia ser de uma das minhas bandas favoritas: Metallica.
Em 1984, fazia 3 anos que a banda tinha sido formada e 1 ano que eles tinham lançado o 1° album deles, Kill 'Em All.
Com James Hetfield nos vocais e na guitarra, Cliff Burton no baixo, Lars Ulrich na bateria e Kirk Hammett na guitarra principal, o Metallica lança um de seus melhores cds, Ride The Lightning.
Com 8 faixas, o cd possui 3 grandes clássicos da banda, e possui quase 50 minutos.
Mas acho que o mais chama a atenção é o tema relacionado a Morte, que deixou o cd sinistro e muito bom.

Fight Fire With Fire, a 1ª faixa começa devagar e depois fica extremamente pesada, mostrando as grandes coisas que ouviriamos depois. A letra dela fala das guerras, seja ela nuclear ou normal, que um dia virão a destruir o mundo. No game Guitar Hero Metallica essa é umas das músicas mais complicadas.

Ride the Lightning, a segunda faixa, possui um dos melhores solos de guitarra da banda, além de um baixo audível e muito bem trabalhado, chegando a ultrapassar o som da guitarra em algumas partes da música. O nome da música é uma gíria da época para as pessoas que eram condenados a cadeira elétrica, sendo a que a letra retrata os últimos momentos de uma pessoa em direção a sua morte na electric chair (cadeira elétrica).Pode ser baixada para se jogar em um X360 ou PS3 no game Rock Band 1 e 2. Teve a ajuda de Dave Mustaine na composição da música.

A 3ª faixa, For Whom The Bell Tolls, talvez seja a mais conhecida de todas, e na minha opinião, mesmo não tendo solos incriveis, é a melhor música do cd. Com uma letra temática falando da morte e baseada no filme com o mesmo nome (no Brasil, Para Quem o Sino Toca), For Whom impressiona logo de começo: com um baixo sendo distorcido pelo grande Cliff Burton e com badaladas de sinos no fundo. Sinistra e muito boa. Uma das primeiras musicas do game Guitar Hero Metallica.

Fade to Black, a faixa de número 4, é meio que uma balada, já que ela é a mais calma do cd, mas sendo assim ela impressiona com solos fantasticos e com uma letra melancolica que trata da morte e do desaparecer da vida. Muito conhecida e uma das favoritas dos fãs. Outra faixa que também está no game GH Metallica.

A 5ª canção, Trapped Under Ice, trata de uma música mais divertida, mas com solos quase impossiveis e uma letra que fala de estar congelando em uma caverna, sozinho e gritando por ajuda, sendo que ninguem te ouvi. Uma das músicas mais complicadas do Guitar Hero World Tour.

Escape, a 6ª faixa, talvez seja a música menos conhecida do cd, mas na minha opinião ela é muito boa. Possui uma letra que trata da questão de liberdade e dos direitos.

Uma das músicas mais conhecidas da banda, Creeping Death, é a faixa de n° 7 do album. Possui um tema bíblico: as conhecidas Pragas do Egito, mas principalmente a Morte dos Primogenitos, como trata essa frase " Every firstborn son in Egypt will die, from the firstborn son of Pharaoh" ou o uso de sangue de carneiro nas portas. Pode ser jogada no game GH Metallica.

Finalizando com chave de ouro, The Call of Ktulu, uma música apenas instrumental e a maior do albúm. Possui elementos sombrios gerados pelo baixo bem audível em algumas partes. Foi uma das músicas em que Dave Mustaine ajudou a compor antes de sair da banda.

Assim, com um baixo sombrio e maravilhoso, guitarras excelentes, bateria muito boa e letras relacionadas a morte de uma maneira jamais vista, Ride é com toda a certeza um dos meus albuns favoritos, não só do Metallica, mas de Rock. Recomendo a todos.


NOTA: 9,5



Capa do albúm em uma versão especial lançada somente na França. Hoje é edição de colecionador (bem que eu queria...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário