quinta-feira, 27 de maio de 2010

30 anos de "Star Wars: The Empire Strikes Back"


Há 30 anos atrás, um dos maiores e melhores filmes já feitos por um ser humano foi lançado, e ele mudaria para sempre a história do cinema. Não só do cinema, mas também da cultura pop em geral. Afinal, quem nunca viu ou fez uma referência as clássicas falas "No, I am your father" (com a versão distorcida e mais conhecida "Luke, eu sou seu pai") e "I love you." "I know.", tentou falar como Yoda ou fingiu respirar como Darth Vader? Você deve tudo isso a "Star Wars - Episode V: The Empire Strikes Back", ou, como é conhecido em terras tupiniquins, "Guerra nas Estrelas - Episódio V: O Império Contra-Ataca".

Sequência de "A New Hope" ("Uma Nova Esperança"), ou simplesmente "Star Wars", o filme foi, na época, muito aguardado, devido ao sucesso estrondoso e inesperado de seu antecessor, e, quando lançado, arrecadou muito e arrancou os maiores elogios dos críticos. Mas também, não é para menos: o filme é sensacional, com cenas de ação incríveis, duelos e diálogos épicos, personagens cada vez mais cativantes e a consagração de um dos maiores vilões da história cinematográfica: Darth Vader. O lorde Sith teve sua melhor e mais marcante participação de todos os filmes da saga aqui, e mostrou porque era temido em toda a galáxia. Além disso, ele é, sem dúvida, um vilão carismático.

Outros grandes destaques do filme foram para o romance de Léia e Han Solo, algo que poucos estavam esperando, a sequência fantástica da batalha em Hoth, e o surgimento de Yoda trama. Poderoso mestre Jedi, ele aparece neste filme velho, "fraco" e caduco, mas com vigor o suficiente para nos divertir um pouco e treinar Luke Skywalker. É, sem dúvida, o 2º personagem mais carismático e conhecido da série, tendo aparições até mesmo em jogos como Soul Calibur IV. A aparição de Lando Calrissian também foi importante, tendo em vista que ele foi uma peça chave para a vitória da rebelião em "The Return of the Jedi" ("O Retorno de Jedi").

As batalhas e cenas no espaço também estão excelentes, com direto a um Imperial Destroyer incrivelmente grande (para suprir a ausência da Estrela da Morte), muitos combates envolvendo a Millenium Falcon e aparições simples de X-Wings. A parte do campo de asteróides é uma das melhores sequências já feitas na saga, pois tem ação, humor, romance e suspense na mesma. 

Mas nada ganha da batalha épica entre o bem e o mal, a Força e seu Lado Negro, filho e pai de Luke Skywalker e Darth Vader. Aquela cena entrou para a história, não só pelo seu diálogo, nem pela sua ação, ou seu clima, mas por tudo isso e ainda por cima seu significado. Nunca uma briga entre bem e o mal havia sido tão intensa quanto aquela, e o final ainda tinha uma surpresinha que todos já sabemos qual é. Não é a toa que uma das mais aclamadas cenas dos filmes até hoje.


Acredite em mim: você nunca mais verá uma batalha como essa.

Reunindo isso tudo, fica claro porque "The Empire Strikes Back" é o favorito dos fãs do mundo todo, e isso já há 30 anos. Por isso, aproveite e celebre do melhor jeito: assistindo a essa fantástica película, que ficará na história até que ela seja "Há muito tempo atrás"...

AT-ATs. Se você nunca quis ter uma dessas máquinas de destruição massiva, é porque você é gay.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CRÍTICA: Alan Wake


Por muito tempo esperei esse jogo. Mesmo com pouco conhecimento sobre o que se tratava, Alan Wake me chamou atenção por diversos fatores, com o aspecto visual, que parecia impecável, a jogabilidade, que parecia inovadora e ótima, a história, que, como disse, desconhecia muitas partes, mas parecia ser fantástica, e pela proposta de fazer um thriller psicológico, o que me pareceu surpreendente.

Felizmente, minha longa espera foi recompensada. Alan Wake é tudo aquilo que eu disse no parágrafo anterior (ótimo, surpreendente, fantástico, belo...) e mais um pouco. Sim, mais um pouco, pois, por mais incrível que pareça, o jogo consegue ser aterrorizante. Mais aterrorizante, inclusive, do que jogos como Resident Evil 5, já considerado um clássico do Survival Terror e que, por mais que possa parecer meter medo, é muito previsível, coisa que não acontece no game que está sendo analisado agora.

Na trama, você controla Alan Wake, um escritor famoso que, no momento, está sem muita inspiração e resolve tirar umas férias com a esposa em uma cidadezinha chamada Bright Falls. E é aí que começa o problema: chegando lá, fatos misteriosos acontecem e sua esposa, logo em seguida, desaparece. A partir desse ponto, a ação começa, e os inimigos aparecem aos montes. Tudo isso intercalado com excelentes cutscenes e uma narração digna de série de TV. Aliás, esse é o ponto curioso do jogo: ele é todo narrado por Alan e dividido em episódios como se realmente fosse uma série, com direito a diversas músicas de encerramento e cenas do capítulo anterior, contendo até o "Previously on Alan Wake...". É simplesmente genial.

Sobre os gráficos, não tenho muito a dizer. Eles são simplesmente lindos, fantásticos e muito bem feitos. Os moldes dos personagens são excelentes, com expressões faciais muito boas e movimentação perfeita. Os cenários são enormes, muito bonitos e cheios de mistérios. O jogo ainda tem uma iluminação incrível, totalmente criada para dar um clima muito maior de suspense na aventura. E o melhor de tudo é que o jogo ainda receberá melhorias gráficas através de DLCs (coisa que os não-usuários da Xbox Live não poderão desfrutar :/).

Este é Alan Wake, em mais um momento de tensão no game.

A jogabilidade é ótima e os elementos e comandos funcionam muito bem. A combinação da lanterna com as armas para poder se livrar dos inimigos é uma das maiores inovações, pois mesmo sendo parecido com "mirar e atirar", envolve bem mais do que isso. E ainda existem outros elementos no game que fazem a diferença, como o fato de Alan se cansar quando corre muito rápido, o gasto de pilhas para a lanterna, os movimentos lentos e silenciosos usados para não chamar atenção ou o gasto muito rápido de munição para se livrar das ameaças.

A trilha sonora também é um elemento muito importante presente em Alan Wake. Unida com a iluminação e as situações, ela também ajuda a dar um clima brutal de suspense em diversas partes do jogo e, acredite, muitas das situações de susto são causadas por ela. A dublagem também é impecável, pois é perfeitamente sincronizada e, além de tudo, as vozes combinam perfeitamente com os personagens. Outros efeitos sonoros, como tiros, barulhos de carro e etc. também cumprem perfeitamente seus papéis.

A dificuldade também está presente aqui, sendo que diversos pontos do game você deve pensar muito bem antes de agir, criar estratégias, e tentar desviar o máximo possível dos obstáculos que transpõem seu caminho. Simplesmente correr, atirar ou as duas coisas juntas não resolverá muita coisa na maioria dos casos. Afinal, sendo um thriller psicológico, é mais do que óbvio que o pensamento e o raciocínio são elementos muito presentes.

O único fator que pode desagradar um pouco é a duração do jogo, pois ele é muito curto e você pode terminá-lo em "poucas" horas (algo em torno de umas 10~15). Mas Alan Wake cumpre o que promete e bem mais, com seu desafio lógico, sua ação fantástica, seu realismo acima da média e todos os elementos que qualquer thriller deve conter. Sem dúvidas, um forte candidato a melhor game do ano.

NOTA: 9,5.

Trailer:
Realista é pouco para um gráfico desse naipe.

domingo, 16 de maio de 2010

Ronnie James Dio, descanse em paz


"O vocalista de heavy metal Ronnie James Dio, famoso por cantar em bandas como Rainbow, Black Sabbath e Heaven and Hell, morreu na manhã deste domingo (16), aos 67 anos, após perder a luta contra um câncer estomacal.
A morte de Dio foi confirmada por sua esposa, Wendy Dio, que publicou um comunicado na página oficial do músico. “Hoje meu coração está partido, Ronnie morreu às 7h45 . Muitos amigos e familiares puderam dizer adeus antes dele morrer pacificamente”, escreveu Wendy.
No mesmo comunicado, a esposa de Dio diz que ele sabia o tanto que todos o amavam e agradece o apoio desde que o vocalista soube da doença, em novembro de 2009. “Por favor nos deem alguns dias de privacidade para lidarmos com essa terrível perda. Por favor saibam que ele os amava e sua música vai viver para sempre”, finalizou Wendy Dio.
Na página oficial do Facebook de Ronnie James Dio foi aberto um espaço para os fãs mandarem mensagens em homenagem ao vocalista do Heaven and Hell."

É essa a notícia que me chocou quase agora: a notícia de que um dos músicos mais influentes para gerações de rockeiros e músicos, o popularizador do "Sign of the Horns" ( = \;;/), o cara que cantou "Rainbow in the Dark" e me deixou alucinado.
Que você descanse em paz Dio, e que sua música viva pela eternidade \;;/

EDIT: Acabo de ficar sabendo sobre isso, e estou certamente abalado, pois desconhecia dos problemas de saúde dele. Não tenho o que falar sobre este cara... Sua voz sensacional e suas composições geniais dizem tudo. Com certeza foram 2 das características que mais me marcaram, e que me fizeram gostar de álbuns como Ritchie Blackmore's Rainbow, Rising, Heaven and Hell, The Mob Rules, Holy Diver, The Last In Line e The Devil You Know, seu mais recente e, infelizmente, último trabalho :/

"Resto pace, Dio del Rock"! \,,/ (By Marcus V.)





Rest in Peace Dio \;;/

terça-feira, 11 de maio de 2010

Seleção Brasileira Convocada \o/


Depois de pouca apreensão, muita encheção de saco para a participação dos jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso e apenas 1 mês para o início da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, o técnico Dunga finalmente anunciou os convocados que irão defender o Brasil esse ano. Como o próprio disse, "Sem Surpresas", exceto pela convocação do atacante Grafite (aquele mesmo ex-jogador do São Paulo envolvido na polêmica onde foi vítima de racismo dentro de campo) entre os 23 principais e a muito exigida, porém com poucas chances, convocação de PH Ganso, que ficou entre os 7 suplentes (ou reservas). Além disso,  o "imperador" Adriano não foi chamado e o craque Ronaldinho Gaúcho também ficou na lista de suplentes. Neymar, como era de se esperar, também não foi escalado para a competição.

Confira, então, a lista com os 23 futebolistas 99% confirmados e os 7 outros que ainda tem chances:
Goleiros: Julio César, Gomes e Doni
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos
Zagueiros: Juan, Lúcio, Luisão e Thiago Silva
Meias: Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kléberson, Elano, Ramires, Kaká e Júlio Baptista.
Atacantes: Robinho, Nilmar, Luís Fabiano e Grafite


Suplentes:
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Alex (Chelsea-ING)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Sandro (Internacional-RS)


O que eu achei disso? Bem, a lista conta com ótimos jogadores que eu acredito que brilharão nessa Copa, como Luis Fabiano, Nilmar, Daniel Alves e Kaká. Porém, muitos dos jogadores presentes aí já tiveram seu tempo, como Júlio Baptista, Gilberto, Kléberson e Gilberto Silva, enquanto outros, como Felipe Melo e Josué, não jogam o futebol ideal para a seleção. Lúcio, Maicon, Thiago Silva e Juan são jogadores que cumprem bem suas funções, então não tenho o que criticar. A grande surpresa, e que penso que poderá surpreender bem mais, é o Grafite, que vem demonstrando um ótimo futebol no Campeonato Alemão. Sem dúvida, foi uma escolha mais sensata que convocar o Adriano, ainda mais pela fase em que este se encontra.
Sobre os suplentes, eu acredito que todos merecem. Minha maior surpresa foi o Ganso estar nessa lista, coisa que nem passou pela minha cabeça por mais que o pessoal estivesse falando. Como agora ele tem chances maiores, eu espero que ele seja trocado por algum jogador tipo o Júlio Baptista. Ronaldinho Gaúcho também seria uma excelente opção, porém a seleção está muito bem no ataque, e acredito que ele não conseguirá ir para a Copa esse ano. Uma pena, pois essa é, provavelmente, a última que ele terá chance de participar, e também pelo futebol que ele veio demonstrando nos últimos meses desde o ano passado.
Achei que faltaram os jogadores Lucas (Liverpool), Diego (Juventus) e Fábio Aurélio (Liverpool). Aliás, penso que este último seria uma melhor escolha para a lateral esquerda do que alguém como Gilberto, enquanto os outros 2 poderiam substituir facilmente a maioria dos meio-campistas.

É isso aí. Fiquem ligados, pois novidades sobre a Copa do Mundo 2010 podem surgir a qualquer instante.

Isso vai f0d£* meu álbum, FFFUUUUUUUUUUUUUUUUUU-

PS: Desculpem pela longa ausência, é que tá meio tenso arranjar tempo pra postar coisas aqui. Mas não pensem que me esqueci do Bar. Nesse fim de semana, pretendo postar coisa boa. Por isso, aguardem...

domingo, 2 de maio de 2010

Confira trailer de Call of Duty: Black Ops


Depois de alguns meses de especulações e rumores, a Activision e a Treyarch resolveram revelar o seu novo título da franquia Call of Duty durante essa semana. Como já citei no post anterior, se chamará Black Ops e será lançado ainda esse ano.

Mas, claro, com todo anúncio de um novo game vem um trailer deste, e dessa vez não foi diferente. No dia seguinte da divulgação, as empresas resolveram soltar o trailer do sétimo CoD. Não é algo muito revelador, porque mal vemos a jogabilidade em si, mas dá pra notar que teremos mais uma vez explosões animais e um clima de guerra destruidor. Ah, e foi confirmado que a Guerra do Vietnam será o palco do jogo dessa vez.
Confira, então, o vídeo:

Call of Duty: Black Ops está marcado para 9 de novembro de 2010.

Eu acho que esse jogo tem a obrigação de ser destruidor. Ainda mais depois de Modern Warfare 2...

sábado, 1 de maio de 2010

Tá tenso...


Perceberam que, durante essa semana, não postei nada desde o Domigo, não? Pois é, assumo que fiquei em falta com os leitores do Bar, mas eu tenho uma explicação plaúsivel: durante essa semana, estive com o tempo lotado de atividades, provas e estudos, fazendo com que eu não tivesse quase tempo algum para me dedicar a isso aqui. Além disso, foi a última semana do primeiro bimestre na escola (ainda, LOL), e como em todo lugar, é meio corrida. Também acho que todos sabem que não vivo apenas de internet, né?! xD

Mas tudo bem. Essa última semana de abril quase não teve coisas importantes. O que mais posso destacar aqui foi:
- Estréia de Homem de Ferro 2:
O filme finalmente foi lançado no Brasil, e recebeu boas críticas antecipadas pelo mundo inteiro. Alguns sites (como o Omelete), inclusive, deram a nota máxima de suas escalas para a película.

- Anúncio do título do novo Call of Duty:
O game, que já teve vários rumores pela internet, finalmente teve o título confirmado: se chamará Black Ops. Enquanto isso, alguns dizem que ele se passará durante a Guerra Fria, enquanto outros dizem que se passará durante a Guerra do Vietnam (a última fazendo parte da anterior). Bom, o jeito é esperar para ver.

- Grandes lançamentos da semana:
Ainda sobre games, durante esses últimos dias de abril tivemos 2 grandes lançamentos: Super Street Fighter IV e 2010 FIFA World Cup: South Africa. Já joguei ambos e só digo uma coisa: FOOOOOOOOOODA. Depois postarei reviews, e espero que ainda nesse fim de semana.

- Felicidades e tristezas no futebol:
Nos dias 27, 28 e 29, tivemos alguns jogos decisivos na UEFA Champions League, UEFA Europa League e Copa do Brasil. o primeiro deles, no dia 27, foi Bayern de Munique x Lyon, onde o time francês foi derrotado por 3 x 0, o que me deixou feliz, pois mesmo simpatizando com ambos os times, prefiro mais o alemão. Já no dia 28, tivemos o "jogo do século": Barcelona x Internazionale de Milão, onde, apesar do Barça ter ganho a partida por 1 x 0, o grupo italiano é que se classificou, por ter feito 3 x 1 na primeira partida. Mas a minha maior decepção foi no dia 29, quando o meu amado Liverpool, perdendo a sua classificação como finalista da Europa League para o Atlético de Madrid, mesmo tendo ganho por 2 x 1. Pelo menos o Palmeiras ganhou a partida contra o Atlético Goianiense por 1 x 0 nesse mesmo dia.

- Aniversário do Xageb:
Isso mesmo que vocês leram! Nessa segunda feira, o nosso amigo e redator do Bar Xageb completou mais um ano de vida. Quero deixar aqui meus parabéns para ele, que ele continue escrevendo os bons textos loucos das dorgas que ele escreve, e que continue como é. Um forte abraço o/

Bem, é isso que você precisa saber sobre a semana que já se passou. Quanto as finais da Champions e da Europa League, ficará assim, respectivamente: Bayern de Munique x Inter de Milão e Atlético de Madrid x Fullham City. o primeiro jogo passará no dia 22/05, quanto o outro não teve data definida, pelo o que eu saiba. 

Um abraço a todos, e obrigado pela compreensão ;-)

Novo CoD vindo aí... Que seja tão bom quanto os outros *___*